A maioria dos seres humanos planejam tudo o que vão fazer, seja uma transação de negócios, um passeio com a família, uma decisão a ser tomada. O ato de planejar é uma forma de precaução de como lidar com determinado assunto, de como encontrar respostas rapidamente, em caso de imprevistos, algumas pessoas ainda administram suas decisões e responsabilidade no improviso, mas o ato de planejar ainda é o mais seguro em muitos casos, e na educação ele é essencial. Este trabalho apresenta por meio de observações de aula, feitas nas turmas de português do 6º e 7º ano “I” da escola Municipal Avelino Pinheiro, localizada em São Miguel/RN, a relação de professor com os seus alunos. Visando apresentar as dificuldades encontradas pelos professores e os seus métodos de ensino e planejamento para cada aula. Aborda o comprometimento dos professores com os seus alunos, e que depois de estudos e análises realizada foi visto que apesar das dificuldades enfrentadas por eles serem grandes, por falta de participação da turma, dificultando assim o procedimento de ensino, o professor por meio de planejamento e estratégias conseguiu resolver tais problemas. Nosso objetivo consiste em averiguar o tratamento que o planejamento é dado pelo professor e como ele ajuda para a construção do educando e educadores.