Compreendemos que a história de vida, construída e narrada pelos próprios sujeitos da experiência, traz relevantes conhecimentos que somam contribuições para pensar o SER humano. Abordaremos trajetórias humanas, a partir da formação pessoal e coletiva com o fenômeno esportivo em um projeto de extensão universitária. Os registros escritos, contam a história de vida dos sujeitos, praticantes de ginástica aeróbica, alunos do curso de Educação Física, do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CEF/CAMEAM/UERN). As questões que norteiam esse estudo são: 1. Ao considerar os sujeitos inseridos no esporte e no ensino superior, professor e alunos de Educação Física, no semiárido brasileiro, em que implica o registro das experiências (memória) desses sujeitos quanto a sua formação pessoal e profissional? 2. Ao considerar os sujeitos inseridos nas experiências com a Equipe de Ginástica da UERN, em que pesa essas experiências na exposição das percepções e sensibilidades de cada sujeito quanto à sua formação? Os objetivos são: identificar saberes que contribuem para a formação pessoal e profissional dos sujeitos, a partir dos próprios registros dos envolvidos na experiência esportiva (professor e alunos de Educação Física). Como método: O Método (auto)biográfico e a Formação (NOVOA E FINGER, 2010). O artigo segue com dois eixos de discussão: o primeiro traz a narrativa crítica da trajetória do responsável pelo projeto; o segundo, apontamos algumas contribuições para pensar a formação de professores e as abordagens humanas das práticas docentes.