No presente trabalho temos como objetivo principal interpretar a argumentação baseada na mobilização de valores e suas hierarquias subjacentes no gênero textual/discursivo artigo de opinião, ainda nos interessou a articulação desses com a tese principal na produção textual de alunos de uma turma de 9º ano. Nesse sentido, pretendemos contribuir para os estudos da argumentação em aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, articulando as teorias adotadas com a investigação de processos de argumentação no gênero textual/discursivo citado. Pensando nisso, nossas análises foram ancoradas à luz dos pressupostos da Nova Retórica, nos estudos de Perelman e Olbreschts-Tyteca (2005), Abreu (2009) e Souza (2003). Nesse sentido, buscamos ainda autores que estudam a inserção do processo de ensino/aprendizagem da argumentação no contexto escolar como Leal e Morais (2006), Liberali (2013) e Pontecorvo (2005). Pensando no processo de ensino, destacamos que esse estudo delineia-se como uma pesquisa qualitativa intervencionista em contexto escolar. Assim, a intervenção foi desenvolvida em sala de aula a partir de seis (06) oficinas, constituídas por duas (02) h/a cada, nas quais orientamos todas as etapas do processo de escrita que culminou com a produção dos textos. Após a produção dos alunos, coletamos os dados, tabelamos e levamos apara análise. Por fim, constatamos que alunos de 9º ano produzem textos sustentados por mecanismos argumentativos, defendendo uma tese e embebido dos valores socialmente constituídos. Destacamos, portanto, a necessidade do trabalho com a argumentação em sala de aula, por entender que os trabalhos nessa área mobilizam saberes sociais e historicamente constituídos.