APONTAMENTOS RELATIVOS À ÉTICA E AO CORPO: COMPREENSÕES TEXTUAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26197 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 724 "titulo" => "APONTAMENTOS RELATIVOS À ÉTICA E AO CORPO: COMPREENSÕES TEXTUAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Resumo: Esse ensaio tem caráter filosófico em que pesa a compreensão de Ética enquanto um campo de conhecimento específico da Filosofia relativos ao conjunto de comportamento humano em que se inserem os diversos temas sobre o corpo. São as questões de estudo desse trabalho: 1. Como é sistematizado o conhecimento tradicional sobre Ética? 2. Como a Ética pode ser articulada as questões da Educação Física? A partir dessas questões expomos os objetivos desse estudo: 1. Expressar em síntese, como o conhecimento que cerca a Ética tradicional é organizado; pensar no corpo como uma unidade natural/cultural que em movimento produz saberes que são objetos da Educação Física. Destacamos dois eixos de discussão, tratados assim: Compreensões da ética pelas lentes da razão humana; e, Compreensões da ética pelas lentes da biológica do conhecimento. Em Compreensões da ética pelas lentes da razão humana, recorremos a tese do Bom Sumo, na expressão de síntese das três grandes vertentes da Ética em relação à razão humana, a saber: teísmo, deísmo e ateísmo. E para discutir o eixo, cujo tema é Compreensões da ética pelas lentes da biológica do conhecimento, trazemos a biologia do conhecimento como referencial teórico, relativo às discussões que inserem o corpo e a Educação Física nesse contexto. Essa compreensão é a nossa aposta para pensar os fundamentos que une os temas relativos ao corpo e sua aplicação na Educação Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética" "palavra_chave" => "ÉTICA, FORMAÇÃO HUMANA, CORPO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID724_16112016224838.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO ROCHA DA GAMA" "autor_nome_curto" => "LEONARDO GAMA" "autor_email" => "gama.leonardo@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26197 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 724 "titulo" => "APONTAMENTOS RELATIVOS À ÉTICA E AO CORPO: COMPREENSÕES TEXTUAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Resumo: Esse ensaio tem caráter filosófico em que pesa a compreensão de Ética enquanto um campo de conhecimento específico da Filosofia relativos ao conjunto de comportamento humano em que se inserem os diversos temas sobre o corpo. São as questões de estudo desse trabalho: 1. Como é sistematizado o conhecimento tradicional sobre Ética? 2. Como a Ética pode ser articulada as questões da Educação Física? A partir dessas questões expomos os objetivos desse estudo: 1. Expressar em síntese, como o conhecimento que cerca a Ética tradicional é organizado; pensar no corpo como uma unidade natural/cultural que em movimento produz saberes que são objetos da Educação Física. Destacamos dois eixos de discussão, tratados assim: Compreensões da ética pelas lentes da razão humana; e, Compreensões da ética pelas lentes da biológica do conhecimento. Em Compreensões da ética pelas lentes da razão humana, recorremos a tese do Bom Sumo, na expressão de síntese das três grandes vertentes da Ética em relação à razão humana, a saber: teísmo, deísmo e ateísmo. E para discutir o eixo, cujo tema é Compreensões da ética pelas lentes da biológica do conhecimento, trazemos a biologia do conhecimento como referencial teórico, relativo às discussões que inserem o corpo e a Educação Física nesse contexto. Essa compreensão é a nossa aposta para pensar os fundamentos que une os temas relativos ao corpo e sua aplicação na Educação Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética" "palavra_chave" => "ÉTICA, FORMAÇÃO HUMANA, CORPO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID724_16112016224838.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO ROCHA DA GAMA" "autor_nome_curto" => "LEONARDO GAMA" "autor_email" => "gama.leonardo@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }