Resumo: Esse ensaio tem caráter filosófico em que pesa a compreensão de Ética enquanto um campo de conhecimento específico da Filosofia relativos ao conjunto de comportamento humano em que se inserem os diversos temas sobre o corpo. São as questões de estudo desse trabalho: 1. Como é sistematizado o conhecimento tradicional sobre Ética? 2. Como a Ética pode ser articulada as questões da Educação Física? A partir dessas questões expomos os objetivos desse estudo: 1. Expressar em síntese, como o conhecimento que cerca a Ética tradicional é organizado; pensar no corpo como uma unidade natural/cultural que em movimento produz saberes que são objetos da Educação Física. Destacamos dois eixos de discussão, tratados assim: Compreensões da ética pelas lentes da razão humana; e, Compreensões da ética pelas lentes da biológica do conhecimento. Em Compreensões da ética pelas lentes da razão humana, recorremos a tese do Bom Sumo, na expressão de síntese das três grandes vertentes da Ética em relação à razão humana, a saber: teísmo, deísmo e ateísmo. E para discutir o eixo, cujo tema é Compreensões da ética pelas lentes da biológica do conhecimento, trazemos a biologia do conhecimento como referencial teórico, relativo às discussões que inserem o corpo e a Educação Física nesse contexto. Essa compreensão é a nossa aposta para pensar os fundamentos que une os temas relativos ao corpo e sua aplicação na Educação Física.