Neste artigo temos por objetivo relatar uma intervenção pedagógica desenvolvida com alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio na Escola Estadual “Doutor José Fernandes de Melo”, na cidade de Pau dos Ferros/RN, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UERN/CAMEAM, durante o desenvolvimento do projeto intitulado de Oficina literária: chá com poesia. Tendo em vista que o texto poético é uma importante ferramenta para o ensino/aprendizagem de estudantes, esta oficina teve como foco trabalhar a leitura e a escrita do alunado do Ensino Médio com base na compreensão e interpretação de poemas. Utilizamos como base teórica para o desenvolvimento desse estudo os autores; Oliveira (2010), Koch e Elias (2009), Michelitti, Peres e Gebara (2006), Silva (1998), assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs (BRASIL, 1998) entre outros autores que também abordam discussões relacionadas ao ensino de leitura e ao gênero poema. Concluímos que o trabalho com poemas foi uma experiência produtiva tanto para os bolsistas envolvidos do programa PIBID como para os estudantes do Ensino Médio, pois por meio da vivência com poemas nas aulas de Língua Portuguesa, infligimos aos alunos um novo olhar ao gênero textual em estudo. E as discussões juntamente com os trabalhos propostos durante o desenvolvimento da oficina fizeram com que os estudantes perdessem o medo de se posicionar sobre determinados temas, além de tomar gosto pela prática da leitura.