Este estudo buscou compreender a relevância dessa temática no cotidiano da prática docente, no que se refere a educação de crianças da pré-escola. O projeto “Resgate da cultura popular” teve como objetivo reconhecer a importância da cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas e a diversidade cultural, bem como, valorizar a cultura da comunidade no âmbito do espaço escolar, e integrar a família das crianças através dos trabalhos expostos pelos próprios familiares no decorrer da exposição nas salas ambientes, no contexto escolar. Assim, para alcançar este objetivo buscamos embasamento teórico em autores como: Santos (1999), Candu (2011), Pollak (1998), dentre outros que abordam a temática em estudo. Nessa perspectiva, utilizamos como instrumentos de investigação, a pesquisa bibliográfica e o relato de uma experiência vivenciada na Creche, que nos proporcionaram curiosidades a respeito da importância de trabalhar a cultura popular no espaço da instituição. Assim, devemos ressaltar que esse projeto contribuiu para o aprendizado das crianças no que diz respeito ao universo da cultura popular. Esperamos, por fim, que essas crianças continuem viajando dentro do universo de sua imaginação através dos brinquedos e das dramatizações por elas inventados.