RESUMO: Este trabalho tem como propósito tecer algumas discussões a respeito da mediação pedagógica apresentada ao ensino, em especial, ao de Língua Portuguesa, levando em consideração a produção escrita dos alunos no contexto de sala de aula. Dessa maneira, sabemos que, hoje, além do livro didático, que é uma ferramenta importante para a ação pedagógica do professor, existem ainda novas maneiras de compartilhar o conhecimento que se configura nas novas tecnologias da informação. Nesse sentido, muitas são as lacunas deixadas para o aprendizado do aluno, e que, de forma necessária, precisa ser observado. Para tanto, é sabido que o trabalho com a linguagem escrita é um fator de grande relevância, para o aprendizado e para a formação dos sujeitos. Assim sendo, buscamos nesta pesquisa algumas respostas para as nossas inquietações concernentes ao desenvolvimento das ações docentes em meios aos recursos oferecido no contexto educacional. Nessa ótica, fomos buscar nos autores, que discutem sobre a temática, fundamentação para desenvolvermos a nossa escrita. Assim, após dialogarmos com as teorias defendidas pelos estudiosos mencionados, pudemos realizar um trabalho significativo possibilitando assim, alcançar os objetivos almejados. Esperamos, portanto, contribuir de forma qualitativa para o ensino aprendizagem de Língua Portuguesa, concernente ao trabalho com a Língua escrita e que, essas reflexões possam ser aprofundadas pelos demais pesquisadores do tema em estudo.