Este estudo é fruto do trabalho monográfico para obtenção do Grau de Licenciado em Pedagogia, intitulado “Trajetória de vida e formação de educadores dos anos inicias do ensino fundamental”, partindo da concepção de que os sujeitos quando escrevem, falando sobre as suas lembranças e memórias de vida e formação, depositam no papel as recordações que consideram mais acentuadas na sua caminhada. Nesse sentido, considera que a trajetória de vida de cada indivíduo é proveniente de uma construção ao mesmo tempo individual e coletiva, que se encontra submersa em experiências e fatos que contribuem de forma direta ou indireta para o desenvolvimento do sujeito, seja no campo profissional ou pessoal. Apresentamos aqui os resultados da pesquisa e levantamos compreensões embasadas em Nóvoa (2007), Brzezisnski (2002), Tardif (2002), entre outros. Metodologicamente, a pesquisa monográfica trabalha na perspectiva de uma abordagem qualitativa, optando-se pela pesquisa com a narrativa, no qual atribui ao professor o papel de sujeito do estudo, tendo como instrumento empregado à entrevista narrativa escrita, a fim de compreender as estruturas que alicerçam os cursos de vida e as trajetórias das pessoas pesquisadas. Expomos os resultados e discussões da análise das entrevistas escritas expondo os sentidos e significados alicerçados na teoria de Vygotsky (2001). Os resultados demonstram que os/as educadores (as), através das narrativas escritas, trouxeram aspectos da trajetória de vida pessoal e profissional docente que se encontram intimamente ligados ao processo de formação da sua identidade. Uma identidade singular, que é construída a partir de inúmeras referências, das experiências vividas e dos caminhos percorridos. Fornecendo assim, os pilares para a construção dos seus ideais, de como exercer e refletir a profissão docente, bem como das suas compreensões de vida e do mundo.