Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

APRENDER E BRINCAR: CONCEPÇÕES E IDEOLOGIAS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ENSINAR, BRINCAR, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET2 - Currículo e ensino: políticas e práticas
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar a forma como o ensinar por muito tempo foi confundido com o simples fato de transmitir conhecimentos, enquanto o aluno como um agente passivo, sem participação atuante no processo de aprendizagem, era apenas um receptor de informações que para ele muitas vezes não tinham nenhum significado porque não partiam do concreto ou daquilo que fazia parte da sua vivência. É nesse contexto que surge o lúdico e ganha total importância. Este trabalho objetivou verificar a importância das atividades lúdicas como forte aliado no processo ensino aprendizagem, visto que os jogos e brincadeiras são conforme os estudiosos, atividades que ajudam as crianças a crescerem e a exercitarem sua capacidade física, aprendendo a respeito do seu mundo. É através do brincar que as crianças fazem suas descobertas, desenvolvem e enriquecem sua personalidade, permitindo assim, que brincar signifique extrair da vida a própria vontade de viver. Cabe ao professor conscientizar-se, renovar suas práticas pedagógicas, consequentemente transformar sua sala em um espaço de muita criatividade e principalmente um lugar que propicie a construção do conhecimento de forma prazerosa, onde as crianças sejam participantes ativas desse processo, permitindo a elas um maior aprendizado. Assim sendo, o professor é o agente responsável pelo desenvolvimento da brincadeira e sua prática como um bem maior para desenvolvimento do educando.

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