Resumo: Este trabalho é resultado de experiências desenvolvidas no Componente Curricular Estágio Supervisionado II, do curso de Pedagogia, do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, (CAMEAM/UERN). Tem como objetivo expor as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado enfocando as estratégias para a formação do aluno-leitor. A metodologia está fundamentada na pesquisa qualitativa, com pesquisa de campo, usando como técnica de construção dos dados, a observação das práticas pedagógicas e participação nessas práticas, em uma turma de Educação Infantil, em uma Creche na rede municipal de Pau dos ferros/RN. Mediante, as discussões propostas, ficou clara a necessidade de desenvolver estratégias de leitura no contexto escolar, que visem à formação do aluno-leitor, tendo em vista que é mediante a leitura realizada pelo simples prazer de ler, que o sujeito pode refletir sua própria realidade a partir de experiências vivenciadas por meio da literatura, construindo assim sua criticidade e criatividade. As análises revelam que as práticas de leitura desenvolvidas na escola, detêm um caráter tecnicista, sendo utilizada como pré-texto para a alfabetização, desse modo, do decorrer do Estágio desenvolvemos várias estratégias de leitura com os educandos, com intuito de contribuir com a formação do leitor, na apresentação do projeto de intervenção pudemos explanar para as professoras a relevância de viabilizar um encontro prazeroso entre a criança e o livro. Concluímos que se faz necessário às professoras redimensionarem suas práticas de leitura, assim despertarem nos alunos o gosto pelo ato de ler.