Partimos do entendimento de que a qualificação do professor é um dos fatores determinantes na competência profissional e por isso exige uma inovação permanente dos conhecimentos e habilidades. Sendo assim, é necessário que haja na escola políticas de formação continuada capazes de fornecer essa qualidade aos profissionais da educação. O objetivo do nosso estudo é analisar a contribuição dos programas governamentais de incentivo a formação continuada dos professores da Educação Básica no município de Pilões/RN. Tivemos como corpus de análise um questionário que foi aplicado à professora e também secretária municipal de Educação de Pilões/ RN, Maria Filomena Ferreira. A análise desse questionário foi feita à luz das teorias de GUEDES (2006), MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2009), SCHMIDT (1999), NÓVOA (1995) e ANFOPE (2000). Com base nisso foi possível concluir que o município trata muito seriamente da educação no que se diz respeito aos seus profissionais, impulsionando, através de incentivos monetários, os professores a buscarem qualificação e melhorias, e também oferecendo facilidade de entrada em cursos superiores, para assim ter uma educação mais satisfatória.