Este artigo apresenta-se como resultado de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado I, onde se buscou levar atividades lúdicas, jogos e brincadeiras para as crianças, bem como formas de mediação da leitura para que os educandos pudessem desenvolver seu processo de ensino e aprendizagem. Partimos das leituras de pesquisadores que abordam essa temática, tais como: Jean Piaget (1971), Lev Vygotsky (1998), Henry Wallon (1989) e o Referencial Curricular da Educação Infantil e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Inicialmente iremos discutir sobre o estágio supervisionado na educação infantil, depois sobre algumas contribuições dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento da criança, logo após iremos relatar nossas experiências. Dessa forma, conclui-se que diante da experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado I podemos afirmar a importância da utilização dos jogos e brincadeiras como estratégia de aprendizagem para as crianças da Educação Infantil, estes são facilitadores do processo, no qual a criança está se desenvolvendo e constituindo sua identidade.