A ESCOLA, O PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26166 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 239 "titulo" => "A ESCOLA, O PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA" "resumo" => "Resumo: Quem ensina, deve saber os conteúdos a serem repassados para o aluno. A escola precisa levar as crianças ao reino da contemplação do conhecimento. Nas ruas, elas não aprenderam informações linguísticas, farão, claro, hipóteses extraídas quase sempre da fala espontânea. E é na escola, com bons professores, que aprenderão que tais informações lhes darão habilidade para a leitura e para a vida fora da escola. Em casa, a tarefa de reforço do que se aprender na escola constitui-se um complemento importante, desde que os pais sintam-se parte do processo. Portanto, a educação escolar de qualidade, é um dever das instituições de ensino, compartilhado com a família e com todos que operam com os saberes sistemáticos que envolvem a sociedade como um todo. Compreendendo a relevância dessas discussões, nesse estudo, realizamos uma análise bibliográfica e de campo, com a utilização de observação e entrevista, como também a aplicação de uma atividade de escrita com uma turma de alfabetização, na perspectiva de analisar o processo de construção da escrita da criança. Os resultados da pesquisa empírica apontam que a escola está buscando contextualizar o ensino, e assim, viabilizar uma educação de qualidade as crianças em fase de alfabetização, no entanto, ainda existem desafios a serem vencidos. Podemos concluir que a pesquisa ora relatada foi relevante tanto para a nossa vida acadêmica, como também a profissional, nos permitindo enxergar o processo de escrita como algo inerente ao ser humano e que precisa de estímulos do ambiente para que possa ser construído e concretizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais" "palavra_chave" => "ENSINO, ALFABETIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO DA ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID239_17112016092012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE DE FATIMA COSTA FREIRE" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "crisnenem8@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26166 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 239 "titulo" => "A ESCOLA, O PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA" "resumo" => "Resumo: Quem ensina, deve saber os conteúdos a serem repassados para o aluno. A escola precisa levar as crianças ao reino da contemplação do conhecimento. Nas ruas, elas não aprenderam informações linguísticas, farão, claro, hipóteses extraídas quase sempre da fala espontânea. E é na escola, com bons professores, que aprenderão que tais informações lhes darão habilidade para a leitura e para a vida fora da escola. Em casa, a tarefa de reforço do que se aprender na escola constitui-se um complemento importante, desde que os pais sintam-se parte do processo. Portanto, a educação escolar de qualidade, é um dever das instituições de ensino, compartilhado com a família e com todos que operam com os saberes sistemáticos que envolvem a sociedade como um todo. Compreendendo a relevância dessas discussões, nesse estudo, realizamos uma análise bibliográfica e de campo, com a utilização de observação e entrevista, como também a aplicação de uma atividade de escrita com uma turma de alfabetização, na perspectiva de analisar o processo de construção da escrita da criança. Os resultados da pesquisa empírica apontam que a escola está buscando contextualizar o ensino, e assim, viabilizar uma educação de qualidade as crianças em fase de alfabetização, no entanto, ainda existem desafios a serem vencidos. Podemos concluir que a pesquisa ora relatada foi relevante tanto para a nossa vida acadêmica, como também a profissional, nos permitindo enxergar o processo de escrita como algo inerente ao ser humano e que precisa de estímulos do ambiente para que possa ser construído e concretizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais" "palavra_chave" => "ENSINO, ALFABETIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO DA ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID239_17112016092012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE DE FATIMA COSTA FREIRE" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "crisnenem8@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }