Resumo: Quem ensina, deve saber os conteúdos a serem repassados para o aluno. A escola precisa levar as crianças ao reino da contemplação do conhecimento. Nas ruas, elas não aprenderam informações linguísticas, farão, claro, hipóteses extraídas quase sempre da fala espontânea. E é na escola, com bons professores, que aprenderão que tais informações lhes darão habilidade para a leitura e para a vida fora da escola. Em casa, a tarefa de reforço do que se aprender na escola constitui-se um complemento importante, desde que os pais sintam-se parte do processo. Portanto, a educação escolar de qualidade, é um dever das instituições de ensino, compartilhado com a família e com todos que operam com os saberes sistemáticos que envolvem a sociedade como um todo. Compreendendo a relevância dessas discussões, nesse estudo, realizamos uma análise bibliográfica e de campo, com a utilização de observação e entrevista, como também a aplicação de uma atividade de escrita com uma turma de alfabetização, na perspectiva de analisar o processo de construção da escrita da criança. Os resultados da pesquisa empírica apontam que a escola está buscando contextualizar o ensino, e assim, viabilizar uma educação de qualidade as crianças em fase de alfabetização, no entanto, ainda existem desafios a serem vencidos. Podemos concluir que a pesquisa ora relatada foi relevante tanto para a nossa vida acadêmica, como também a profissional, nos permitindo enxergar o processo de escrita como algo inerente ao ser humano e que precisa de estímulos do ambiente para que possa ser construído e concretizado.