Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA AUGUSTA DE CARVALHO NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL-RN

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, AULA TEÓRICA Comunicação Oral (CO) ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

A Educação Física trata, pedagogicamente, do conhecimento de uma área denominada cultura corporal, que configura-se por meio de temas/formas de atividades corporais, as quais irão constituir seu conteúdo. Para que estes possam ser trabalhados em sala de aula, há várias abordagens pedagógicas que servem como subsídio para ação docente. Estas abordagens surgiram na tentativa de superar os métodos tradicionais de ensino, entretanto, não tem demonstrado grande avanço, tratando-se de uma implementação efetiva. Considerando essa realidade, buscamos analisar a prática pedagógica em Educação Física, na Escola Municipal Maria Augusta de Carvalho, do município de São Miguel-RN, bem como identificar as dificuldades que permeiam o desenvolvimento dessas ações. Metodologicamente, este estudo consiste em uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Teve como locus de investigação a Escola Municipal Maria Augusta de Carvalho, localizada no município de São Miguel-RN, da qual foi escolhido o corpus de investigação, composto pelo diretor da escola e pelo professor de Educação Física. Os instrumentos de coleta utilizados foram: observação de aulas na turma de 7° ano e um questionário aplicado ao corpus de investigação. Percebemos que tanto o professor quanto o diretor pensam a Educação Física como espaço de reflexão, embora a percepção do professor seja mais reduzida. A disciplina nessa escola é realizada com enfoque nos aspectos teóricos e a ausência de parte prática, o que é um aspecto negativo. Os professores que atuam na escola não são habilitados para assumir a disciplina, dessa forma, não buscam ou não sabem o que fazer para contornar as adversidades que podem ser encontradas ao se trabalhar a Educação Física na escola. Dado o exposto, podemos concluir que as aulas foram realizadas com enfoque nos aspectos teóricos, deixando os outros elementos dos conteúdos de fora, o que reduz as possibilidades do alcance que as aulas de Educação Física podem proporcionar.

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