Os componentes curriculares vinculados aos fundamentos da formação humana nos cursos de graduação sofrem modificações ao longo da história da educação brasileira. Em alguns momentos estes são reforçados em outros são praticamente descartados. Nesse texto, reflito sobre os limites e possibilidades relacionados à incorporação dos Fundamentos da Educação nos cursos de bacharelado e licenciatura no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O estudo insere-se numa abordagem autobiográfica, feita a partir da reflexão sobre a experiência e atuação profissional no CAMEAM/UERN com a área de Fundamentos, desde o ano de 1996, combinada com a realização de pesquisa documental, que tomou por base as matrizes curriculares dos 09 (nove) cursos ofertados no CAMEAM/UERN regularmente, disponíveis on line no site da UERN, bem como, alguns programas gerais do componente curricular (PGCC) e projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de Educação Física, Enfermagem e Pedagogia deste Campus. Constatei, em primeiro lugar, uma diminuição de componentes curriculares vinculados aos Fundamentos nos cursos de bacharelado e licenciatura do CAMEAM/UERN. Em segundo lugar, a unificação de dois ou mais campos disciplinares em um único componente curricular. Em terceiro lugar, problemas na distribuição e formação dos/as docentes que atuam nessa área, destacando-se o pouco conhecimento teórico e metodológico relacionado com a área específica da disciplina que o/a docente ministra.