Os desafios enfrentados pela escola no contexto atual, nos leva a (re) pensarmos o seu papel no que se refere a formação do educando, principalmente quando destacamos a escola numa perspectiva inclusiva. Os desafios vivenciados por todos os que fazem parte da instituição escolar são visíveis, merecendo de alguma forma, subsidiar de estratégias que venham contribuir com a melhoria do trabalho desenvolvido em sala de aula. O objetivo deste trabalho é refletir sobre os desafios enfrentados por duas docentes, atentando para as experiências didático-pedagógicas desenvolvidas com uma criança com deficiência, em uma escola rural, localizada no município de Janduís/RN. Como referencial teórico, nos fundamentamos em: Barroso (2003), Carvalho (2003), Roldão (2003) e a documental – dentre outros, buscando evidenciar os princípios inclusivos constantes na Declaração de Salamanca (1994). A metodologia que embasa este trabalho de natureza qualitativa, onde utilizamos as narrativas (auto) biográficas por acreditarmos sobre a importância da valorização das vozes dos sujeitos para a consolidação da Pesquisa bem como permitir um (re) visitar constante da prática pedagógica. Os resultados apontam que a sala de aula é um dos espaços por excelência que permite o educador refletir na ação, refletir sobre a reflexão, redirecionando quando preciso, a sua prática pedagógica, de modo a atender as especificidades dos alunos. Possibilitando como isso, o desenvolvimento de estratégias que favoreçam a inclusão de todas as crianças na escola regular e o enfrentamento de desafios surgidos no contexto educacional.