Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA NAS PRÁTICAS ESCOLARES DA LEITURA

Palavra-chaves: CRÔNICA, LEITURA, EDUCANDO Comunicação Oral (CO) ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais
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      A crônica é um gênero textual que historicamente surgiu no jornalismo brasileiro, sendo hoje textos disponíveis em livros didáticos de forma literária tendo a característica de registro do circunstancial da vida e da sociedade. Sua produção é baseada em diversas tonalidades como a poesia, a filosofia, a política, o cômico, etc. Como instituição responsável pela mediação e disseminação do conhecimento, a escola tem o encargo de gerar ações pedagógicas e didáticas que inicie e amplie o hábito da leitura literária partindo da seleção de obras de cronistas consagrados no Brasil, como Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Rubem Braga, Vinicius de Moraes, bem como tantos outros. O presente artigo tem o objetivo de conhecer o gênero crônica como conteúdo de estímulo à leitura no ambiente escolar. Tal produção foi gerada pela curiosidade pessoal e científica sobre o tema na trajetória do curso de pós-graduação em Literatura e Ensino do Campus EAD do IFRN, polo Sertão das Caraubeiras, Caraúbas/RN. Desta feita, o mesmo é fundamentado a uma bibliografia pertinente à temática da crônica e leitura do texto literário, se utilizando de autores como Cândido (1995), Laginestra (2014) e Sá (1985). Percebe-se que a crônica é um gênero que aproxima o educando da leitura por ser um texto curto e atraente de se ler por abranger diversos temas e opiniões diversificadas. Desta feita a pesquisa conclui que o educando quando tem um contato direto com a leitura e interpreta um texto torna-se motivado na busca de novos conhecimentos, com isso, a crônica permite ao aluno conhecer o contexto inserido na sociedade e explorar novas formas de comunicação através da leitura.
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO A crônica é um gênero textual que historicamente surgiu no jornalismo brasileiro, sendo hoje textos disponíveis em livros didáticos de forma literária tendo a característica de registro do circunstancial da vida e da sociedade. Sua produção é baseada em diversas tonalidades como a poesia, a filosofia, a política, o cômico, etc. Como instituição responsável pela mediação e disseminação do conhecimento, a escola tem o encargo de gerar ações pedagógicas e didáticas que inicie e amplie o hábito da leitura literária partindo da seleção de obras de cronistas consagrados no Brasil, como Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Rubem Braga, Vinicius de Moraes, bem como tantos outros. O presente artigo tem o objetivo de conhecer o gênero crônica como conteúdo de estímulo à leitura no ambiente escolar. Tal produção foi gerada pela curiosidade pessoal e científica sobre o tema na trajetória do curso de pós-graduação em Literatura e Ensino do Campus EAD do IFRN, polo Sertão das Caraubeiras, Caraúbas/RN. Desta feita, o mesmo é fundamentado a uma bibliografia pertinente à temática da crônica e leitura do texto literário, se utilizando de autores como Cândido (1995), Laginestra (2014) e Sá (1985). Percebe-se que a crônica é um gênero que aproxima o educando da leitura por ser um texto curto e atraente de se ler por abranger diversos temas e opiniões diversificadas. Desta feita a pesquisa conclui que o educando quando tem um contato direto com a leitura e interpreta um texto torna-se motivado na busca de novos conhecimentos, com isso, a crônica permite ao aluno conhecer o contexto inserido na sociedade e explorar novas formas de comunicação através da leitura.

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