Cada vez mais, temos à nossa disposição mecanismos digitais que podem ser importantes no processo de desenvolvimento de conteúdos programáticos para o campo escolar. Mais do que uma opção, o uso das tecnologias digitais constituem uma convocação em meio à era tecnológica que estamos vivenciando. Esse fato direciona-nos para a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas emancipadoras eficazes. Nesse sentido, entendemos que o uso das tecnologias aliadas ao planejamento e à fomentação da busca pela aprendizagem podem auxiliar à prática em sala de aula e minimizar os desafios relativos ao ensino e aprendizagem de línguas e que ora apresentam-se cada vez mais pujantes. Dessa forma, constitui-se um grande desafio para a escola, usar as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) como aliadas no processo de motivação para a sala de aula. É preciso buscarmos, cada vez mais, meios para que as teorias propostas encontrem práticas válidas. Diante dessa perspectiva, o artigo faz uma abordagem sobre do uso das TDIC no campo educacional, especialmente no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Reflete ainda sobre o ensino da língua inglesa no Brasil e as implicaturas emergentes a partir das TDIC. Traz ainda uma experiência com o Hot Potatoes, um software educacional, e discute como esse software pode contribuir para o processo de motivação para as aulas de língua inglesa.