MOTIVAÇÃO PARA AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: PERSPECTIVAS A PARTIR DAS TECNOLOLGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26285 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 711 "titulo" => "MOTIVAÇÃO PARA AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: PERSPECTIVAS A PARTIR DAS TECNOLOLGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO" "resumo" => "Cada vez mais, temos à nossa disposição mecanismos digitais que podem ser importantes no processo de desenvolvimento de conteúdos programáticos para o campo escolar. Mais do que uma opção, o uso das tecnologias digitais constituem uma convocação em meio à era tecnológica que estamos vivenciando. Esse fato direciona-nos para a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas emancipadoras eficazes. Nesse sentido, entendemos que o uso das tecnologias aliadas ao planejamento e à fomentação da busca pela aprendizagem podem auxiliar à prática em sala de aula e minimizar os desafios relativos ao ensino e aprendizagem de línguas e que ora apresentam-se cada vez mais pujantes. Dessa forma, constitui-se um grande desafio para a escola, usar as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) como aliadas no processo de motivação para a sala de aula. É preciso buscarmos, cada vez mais, meios para que as teorias propostas encontrem práticas válidas. Diante dessa perspectiva, o artigo faz uma abordagem sobre do uso das TDIC no campo educacional, especialmente no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Reflete ainda sobre o ensino da língua inglesa no Brasil e as implicaturas emergentes a partir das TDIC. Traz ainda uma experiência com o Hot Potatoes, um software educacional, e discute como esse software pode contribuir para o processo de motivação para as aulas de língua inglesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais" "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, TDIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID711_14112016190027.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO REYNALDO MARTINS GABRIEL" "autor_nome_curto" => "REYNALDO MARTIN" "autor_email" => "reygabriel2007@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26285 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 711 "titulo" => "MOTIVAÇÃO PARA AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: PERSPECTIVAS A PARTIR DAS TECNOLOLGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO" "resumo" => "Cada vez mais, temos à nossa disposição mecanismos digitais que podem ser importantes no processo de desenvolvimento de conteúdos programáticos para o campo escolar. Mais do que uma opção, o uso das tecnologias digitais constituem uma convocação em meio à era tecnológica que estamos vivenciando. Esse fato direciona-nos para a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas emancipadoras eficazes. Nesse sentido, entendemos que o uso das tecnologias aliadas ao planejamento e à fomentação da busca pela aprendizagem podem auxiliar à prática em sala de aula e minimizar os desafios relativos ao ensino e aprendizagem de línguas e que ora apresentam-se cada vez mais pujantes. Dessa forma, constitui-se um grande desafio para a escola, usar as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) como aliadas no processo de motivação para a sala de aula. É preciso buscarmos, cada vez mais, meios para que as teorias propostas encontrem práticas válidas. Diante dessa perspectiva, o artigo faz uma abordagem sobre do uso das TDIC no campo educacional, especialmente no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Reflete ainda sobre o ensino da língua inglesa no Brasil e as implicaturas emergentes a partir das TDIC. Traz ainda uma experiência com o Hot Potatoes, um software educacional, e discute como esse software pode contribuir para o processo de motivação para as aulas de língua inglesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais" "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, TDIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID711_14112016190027.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO REYNALDO MARTINS GABRIEL" "autor_nome_curto" => "REYNALDO MARTIN" "autor_email" => "reygabriel2007@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }