O presente trabalho tem como objetivo, apresentar uma discussão teórica a respeito do Conselho Escolar. Este que tem como representantes segmentos do âmbito escolar: alunos, professores, pais, direção e sujeitos da sociedade em geral, criado com fim de vivenciar a realidade de uma prática de gestão democrática e discutindo questões educativas no âmbito político e pedagógico. O presente estudo, é fruto de resultados alcançados após a conclusão do curso de Extensão em Formação Continuada em Conselho Escolar na modalidade a Distância que nos fez refletir a respeito de algumas questões, tais como: O que é Conselho Escolar? Quais suas atribuições? Para isso, elencamos algumas referências que nos ajudou neste percurso: Silva e Neto (2007), Brasil (2004), a Marinheiro (2014) entre outros. Como procedimentos metodológicos adotados temos uma pesquisa de cunho bibliográfico, qualitativa e descritivo construída após a conclusão do curso de aperfeiçoamento Extensão em Formação Continuada em Conselho Escolar na modalidade a Distância realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem –AVA. Compreende-se assim, que a educação recebida no seio escolar deve ser pensada em conjunto por meio de um Conselho Escolar arquitetado em um espaço que deve ser propício a sistematização de conhecimentos e saberes, os quais são e estão repletos de pluralidades culturais, já que é justamente no espaço escolar que a democratização realmente se efetiva e que os membros põem a sua autonomia em prática. Neste sentido, o planejamento se destaca como um procedimento importante para as mudanças dos moldes de repassar a aprendizagem e torna-la mais significativa de forma que colabore com a autonomia do aluno.