Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O ENSINO DE LITERATURA NO 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO SEGUNDO O LIVRO DIDÁTICO

Palavra-chaves: LITERATURA, ENSINO MÉDIO, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26302
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 26
    "inscrito_id" => 204
    "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA NO 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO SEGUNDO O LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "A literatura é uma arte peculiar que possibilita a criação de mundos que dialogam com a realidade e se propõe a formação de alunos mais pensantes, no entanto o ensino de literatura dificilmente vem cumprindo o seu objetivo. Partindo deste princípio este trabalho objetiva analisar como é apresentado o ensino de Literatura no ensino médio tendo como base os direcionamentos dados pelo livro didático Português: ensino médio de José de Nicola (2005). Para concretizar este objetivo descrevemos como é conduzido através do manual didático em estudo o trabalho com a literatura e com a leitura literária, para isso analisamos como o livro está estruturado e como se apresentam os conteúdos de literatura, buscamos identificar o conceito de literatura e as propostas para o ensino de leitura literária e se elas estão de acordo com os objetivos de ensino dos documentos oficiais e dos teóricos que discutem este assunto. Por meio desta análise identificamos que o livro apresenta alguns avanços no tocante a definição de literatura e ao trabalhar a intertextualidade, porém ainda tem uma concepção de ensino literário dividido em escolas e o ensino de leitura com base em fragmentos de textos e atividades de interpretações que em alguns momentos buscam refletir sobre aspectos gramaticais. Estes fatos levam-nos a repensar nossa prática pedagógica e direcionar outras metodologias que despertem o interesse e desenvolva a aprendizagem dos discentes no ensino de literatura no ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ENSINO MÉDIO, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID204_21102016222230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA JANICLEIDE DE OLIVEIRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JANICLEIDE"
    "autor_email" => "janitn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26302
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 26
    "inscrito_id" => 204
    "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA NO 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO SEGUNDO O LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "A literatura é uma arte peculiar que possibilita a criação de mundos que dialogam com a realidade e se propõe a formação de alunos mais pensantes, no entanto o ensino de literatura dificilmente vem cumprindo o seu objetivo. Partindo deste princípio este trabalho objetiva analisar como é apresentado o ensino de Literatura no ensino médio tendo como base os direcionamentos dados pelo livro didático Português: ensino médio de José de Nicola (2005). Para concretizar este objetivo descrevemos como é conduzido através do manual didático em estudo o trabalho com a literatura e com a leitura literária, para isso analisamos como o livro está estruturado e como se apresentam os conteúdos de literatura, buscamos identificar o conceito de literatura e as propostas para o ensino de leitura literária e se elas estão de acordo com os objetivos de ensino dos documentos oficiais e dos teóricos que discutem este assunto. Por meio desta análise identificamos que o livro apresenta alguns avanços no tocante a definição de literatura e ao trabalhar a intertextualidade, porém ainda tem uma concepção de ensino literário dividido em escolas e o ensino de leitura com base em fragmentos de textos e atividades de interpretações que em alguns momentos buscam refletir sobre aspectos gramaticais. Estes fatos levam-nos a repensar nossa prática pedagógica e direcionar outras metodologias que despertem o interesse e desenvolva a aprendizagem dos discentes no ensino de literatura no ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ENSINO MÉDIO, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID204_21102016222230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA JANICLEIDE DE OLIVEIRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JANICLEIDE"
    "autor_email" => "janitn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

A literatura é uma arte peculiar que possibilita a criação de mundos que dialogam com a realidade e se propõe a formação de alunos mais pensantes, no entanto o ensino de literatura dificilmente vem cumprindo o seu objetivo. Partindo deste princípio este trabalho objetiva analisar como é apresentado o ensino de Literatura no ensino médio tendo como base os direcionamentos dados pelo livro didático Português: ensino médio de José de Nicola (2005). Para concretizar este objetivo descrevemos como é conduzido através do manual didático em estudo o trabalho com a literatura e com a leitura literária, para isso analisamos como o livro está estruturado e como se apresentam os conteúdos de literatura, buscamos identificar o conceito de literatura e as propostas para o ensino de leitura literária e se elas estão de acordo com os objetivos de ensino dos documentos oficiais e dos teóricos que discutem este assunto. Por meio desta análise identificamos que o livro apresenta alguns avanços no tocante a definição de literatura e ao trabalhar a intertextualidade, porém ainda tem uma concepção de ensino literário dividido em escolas e o ensino de leitura com base em fragmentos de textos e atividades de interpretações que em alguns momentos buscam refletir sobre aspectos gramaticais. Estes fatos levam-nos a repensar nossa prática pedagógica e direcionar outras metodologias que despertem o interesse e desenvolva a aprendizagem dos discentes no ensino de literatura no ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.