A literatura é uma arte peculiar que possibilita a criação de mundos que dialogam com a realidade e se propõe a formação de alunos mais pensantes, no entanto o ensino de literatura dificilmente vem cumprindo o seu objetivo. Partindo deste princípio este trabalho objetiva analisar como é apresentado o ensino de Literatura no ensino médio tendo como base os direcionamentos dados pelo livro didático Português: ensino médio de José de Nicola (2005). Para concretizar este objetivo descrevemos como é conduzido através do manual didático em estudo o trabalho com a literatura e com a leitura literária, para isso analisamos como o livro está estruturado e como se apresentam os conteúdos de literatura, buscamos identificar o conceito de literatura e as propostas para o ensino de leitura literária e se elas estão de acordo com os objetivos de ensino dos documentos oficiais e dos teóricos que discutem este assunto. Por meio desta análise identificamos que o livro apresenta alguns avanços no tocante a definição de literatura e ao trabalhar a intertextualidade, porém ainda tem uma concepção de ensino literário dividido em escolas e o ensino de leitura com base em fragmentos de textos e atividades de interpretações que em alguns momentos buscam refletir sobre aspectos gramaticais. Estes fatos levam-nos a repensar nossa prática pedagógica e direcionar outras metodologias que despertem o interesse e desenvolva a aprendizagem dos discentes no ensino de literatura no ensino médio.