O PROEMI NO ENSINO MÉDIO COMO CONSTRUÇÃO DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ FERNANDES DE MELO (2015/ 2016)
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26317 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 283 "titulo" => "O PROEMI NO ENSINO MÉDIO COMO CONSTRUÇÃO DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ FERNANDES DE MELO (2015/ 2016)" "resumo" => "O Programa Ensino Médio Inovador ProEMI tem como propósito induzir o redesenho dos currículos do Ensino Médio, e a diversidade de práticas didático-pedagógicas, atendendo as necessidades e expectativas dos alunos e professores do Ensino Médio. O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância do ProEMI como lócus da pesquisa interdisciplinar para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes numa escola pública no Ensino Médio. Para tanto, tem-se como procedimento metodológico a utilização da pesquisa bibliográfica e a contribuição dos seguintes a fim de nos auxiliar no processo da escrita, tendo algumas obras de autores como: Lima (2013), Bonato et al (2012), Pereira; Gutemberg (2014), Miranda (2007), MEC (2013), dentre outros que discutem a importância do Pro-EMI no Ensino Médio e como também a relevância do PIBID interdisciplinar para projetos escolares. Além do mais, foi feito a aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas com 6 alunos da turma do 2º ano que participaram do projeto o semestre passado, para saber na opinião deles a importância e significado desse projeto da pesquisa in lócus e ação para o processo de ensino-aprendizagem, tendo como eixo temático inseri-los numa perspectiva interdisciplinar. Conclui-se que o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) é considerado como um programa que visa o trabalho interdisciplinar como um projeto científico de suma importância para o aprendizado do educando em sala de aula a fim de auxiliar o aluno e professor no conhecimento didático-interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética" "palavra_chave" => "PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI), INTERDISCIPLINARIDADE, PESQUISA IN LÓCUS E AÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID283_13112016120044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEYS DANNIELY DE LIMA OLIVEIRA SILVA " "autor_nome_curto" => "DEYS DANNIELY " "autor_email" => "deys_danniely@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26317 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 283 "titulo" => "O PROEMI NO ENSINO MÉDIO COMO CONSTRUÇÃO DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ FERNANDES DE MELO (2015/ 2016)" "resumo" => "O Programa Ensino Médio Inovador ProEMI tem como propósito induzir o redesenho dos currículos do Ensino Médio, e a diversidade de práticas didático-pedagógicas, atendendo as necessidades e expectativas dos alunos e professores do Ensino Médio. O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância do ProEMI como lócus da pesquisa interdisciplinar para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes numa escola pública no Ensino Médio. Para tanto, tem-se como procedimento metodológico a utilização da pesquisa bibliográfica e a contribuição dos seguintes a fim de nos auxiliar no processo da escrita, tendo algumas obras de autores como: Lima (2013), Bonato et al (2012), Pereira; Gutemberg (2014), Miranda (2007), MEC (2013), dentre outros que discutem a importância do Pro-EMI no Ensino Médio e como também a relevância do PIBID interdisciplinar para projetos escolares. Além do mais, foi feito a aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas com 6 alunos da turma do 2º ano que participaram do projeto o semestre passado, para saber na opinião deles a importância e significado desse projeto da pesquisa in lócus e ação para o processo de ensino-aprendizagem, tendo como eixo temático inseri-los numa perspectiva interdisciplinar. Conclui-se que o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) é considerado como um programa que visa o trabalho interdisciplinar como um projeto científico de suma importância para o aprendizado do educando em sala de aula a fim de auxiliar o aluno e professor no conhecimento didático-interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética" "palavra_chave" => "PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI), INTERDISCIPLINARIDADE, PESQUISA IN LÓCUS E AÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID283_13112016120044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEYS DANNIELY DE LIMA OLIVEIRA SILVA " "autor_nome_curto" => "DEYS DANNIELY " "autor_email" => "deys_danniely@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }