O estágio é uma oportunidade fundamental ao desenvolvimento do indivíduo por proporcionar aos futuros docentes o confronto direto com a sala de aula, vivenciando a realidade escolar, e promovendo o senso crítico, sendo o estagiário autêntico formulador e reorganizador do conhecimento. A observação realizada na Escola Municipal Maria Biré, localizada na cidade de São Miguel – RN teve por objetivo compreender por meio de uma análise objetiva todo o funcionamento da referida unidade escolar, entendendo esse momento como de fundamental importância para o indivíduo que está em processo de formação. Mediante pesquisa sistemática, e leituras exploratórias de alguns teóricos como Callai (2013), Libâneo (2001), Straforini (2011) e Pimenta (2010), foi possível reconhecer o caminho a ser seguido e a importância dessa atividade para a solidificação profissional do futuro docente. Dessa forma procuramos estudar e caracterizar como ocorrem as relações entre a dimensão teórica e a dimensão prática do estagiário no confronto com o ambiente escolar e identificar em que medida as práticas pedagógicas podem ajudar no desenvolvimento da dimensão eficiente no ensino da geografia escolar. Sendo assim, através dessa investigação pode-se ter uma maior compreensão da real importância desse espaço, visto enquanto um local diversificado que se transforma para atender as características de cada ser participante, levando-os assim a reflexão de seus atos.