Desde a infância as atividades lúdicas se fazem presente na rotina de toda criança, e através do desenho, a mesma tem variadas possibilidades de melhor se desenvolver, seja na esfera cognitiva, social, motora, biológica e afetiva. O desenho se faz presente na vida da criança desde os seus primeiros anos de vida, através dos seus rabiscos antes mesmo de começar a frequentar a escola. A partir do momento que lhe é dada uma folha em branco e diversas canetas, ela começa a rabiscar seu primeiro desenho, que para muitos não quer dizer nada, mas que para ela possui um significado. Além de ocasionar satisfação e prazer, desenhando, a criança aprende a se socializar e com sua imaginação reproduzir sua realidade, expressando assim seus medos, seus sonhos, que por meio de palavras elas não conseguiriam expor. O objetivo do presente trabalho é analisar a utilização do desenho como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. Buscando compreender a importância que o professor atribui ao desenho como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. O trabalho desenvolveu-se através da pesquisa bibliográfica, baseada em autores como: Kishimoto (2001), Mazzamatti (2012), Moreira (1991) e Simas (2011), nos trazem reflexões sobre a importância do lúdico na sala de aula, como também as possibilidades de aprendizagem desenvolvidas pela criança através do desenho. Além dos autores, utilizamos uma documentação indireta e realizamos um trabalho em campo. Em sua dimensão lúdica, o desenho é visto como uma forma de comunicação infantil, onde a partir dele a criança se sente mais segura para expressar seus sentimentos, seu interior.