A UTILIZAÇÃO DO DESENHO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26192 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 116 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO DESENHO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Desde a infância as atividades lúdicas se fazem presente na rotina de toda criança, e através do desenho, a mesma tem variadas possibilidades de melhor se desenvolver, seja na esfera cognitiva, social, motora, biológica e afetiva. O desenho se faz presente na vida da criança desde os seus primeiros anos de vida, através dos seus rabiscos antes mesmo de começar a frequentar a escola. A partir do momento que lhe é dada uma folha em branco e diversas canetas, ela começa a rabiscar seu primeiro desenho, que para muitos não quer dizer nada, mas que para ela possui um significado. Além de ocasionar satisfação e prazer, desenhando, a criança aprende a se socializar e com sua imaginação reproduzir sua realidade, expressando assim seus medos, seus sonhos, que por meio de palavras elas não conseguiriam expor. O objetivo do presente trabalho é analisar a utilização do desenho como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. Buscando compreender a importância que o professor atribui ao desenho como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. O trabalho desenvolveu-se através da pesquisa bibliográfica, baseada em autores como: Kishimoto (2001), Mazzamatti (2012), Moreira (1991) e Simas (2011), nos trazem reflexões sobre a importância do lúdico na sala de aula, como também as possibilidades de aprendizagem desenvolvidas pela criança através do desenho. Além dos autores, utilizamos uma documentação indireta e realizamos um trabalho em campo. Em sua dimensão lúdica, o desenho é visto como uma forma de comunicação infantil, onde a partir dele a criança se sente mais segura para expressar seus sentimentos, seu interior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética" "palavra_chave" => "DESENHO, SALA DE AULA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID116_02112016114527.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALVANIZA LOPES DE LIMA FONTES" "autor_nome_curto" => "ALVANIZA" "autor_email" => "alvanizalima16@hotmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26192 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 116 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO DESENHO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Desde a infância as atividades lúdicas se fazem presente na rotina de toda criança, e através do desenho, a mesma tem variadas possibilidades de melhor se desenvolver, seja na esfera cognitiva, social, motora, biológica e afetiva. O desenho se faz presente na vida da criança desde os seus primeiros anos de vida, através dos seus rabiscos antes mesmo de começar a frequentar a escola. A partir do momento que lhe é dada uma folha em branco e diversas canetas, ela começa a rabiscar seu primeiro desenho, que para muitos não quer dizer nada, mas que para ela possui um significado. Além de ocasionar satisfação e prazer, desenhando, a criança aprende a se socializar e com sua imaginação reproduzir sua realidade, expressando assim seus medos, seus sonhos, que por meio de palavras elas não conseguiriam expor. O objetivo do presente trabalho é analisar a utilização do desenho como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. Buscando compreender a importância que o professor atribui ao desenho como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. O trabalho desenvolveu-se através da pesquisa bibliográfica, baseada em autores como: Kishimoto (2001), Mazzamatti (2012), Moreira (1991) e Simas (2011), nos trazem reflexões sobre a importância do lúdico na sala de aula, como também as possibilidades de aprendizagem desenvolvidas pela criança através do desenho. Além dos autores, utilizamos uma documentação indireta e realizamos um trabalho em campo. Em sua dimensão lúdica, o desenho é visto como uma forma de comunicação infantil, onde a partir dele a criança se sente mais segura para expressar seus sentimentos, seu interior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética" "palavra_chave" => "DESENHO, SALA DE AULA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID116_02112016114527.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALVANIZA LOPES DE LIMA FONTES" "autor_nome_curto" => "ALVANIZA" "autor_email" => "alvanizalima16@hotmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }