O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II PAUTADA NO PROFESSOR E NA SUA RELAÇÃO COM O ALUNADO
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26316 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 95 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II PAUTADA NO PROFESSOR E NA SUA RELAÇÃO COM O ALUNADO" "resumo" => "O professor tem um papel revolucionário na vida do aluno. Apesar da classe profissional de professores serem pouco valorizados e a educação em nosso país esteja falha, cabe aos educadores estimular e desenvolver o senso crítico do educando, tornando-o um individuo pensante e não um objeto vivo, onde este apenas decodifica o que lhe é depositado pelos professores. E tendo em conta a relevância do processo de ensino-aprendizagem, o professor e sua ligação com o aluno, focalizamos no verdadeiro papel que deve ser desempenhado pelo educador no desenvolvimento da criticidade de seus educandos e na preparação destes para tornarem-se cidadãos críticos e conscientes. De modo geral, o referido artigo tem como objetivo refletir sobre o encargo do professor e da sua relação dialógica com o discente no decorrer do desenvolvimento do ensino-aprendizado, tendo em vista como este relacionamento pode interferir positivamente como negativamente na aprendizagem, colaborando para o fracasso, seja na vida educacional como também social do alunado. Dessarte, referida pesquisa consolida-se como sendo teórica/bibliográfica, baseada nas ideias e práticas de Paulo Freire, Libâneo, além dos PCNS do terceiro e quarto ciclo, bem como outros autores que tratam da mesma área temática de estudo. Nesse sentido, pode-se constatar a real importância que o educador exerce na vida educacional e social dos educandos, pois á esse cabe a tarefa de formar cidadãos reflexivos, ensinando de maneira dinâmica, e ao mesmo tempo instigando os discentes a olharem criticamente para o mundo, provocando - os assim a pensarem por si só, aprimorando desta forma o seu pensamento crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética" "palavra_chave" => "PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSOR MEDIADOR, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID95_17112016234032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLHA DA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "NATÁLHA ALMEIDA" "autor_email" => "natalhaalmeida_185@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26316 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 95 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II PAUTADA NO PROFESSOR E NA SUA RELAÇÃO COM O ALUNADO" "resumo" => "O professor tem um papel revolucionário na vida do aluno. Apesar da classe profissional de professores serem pouco valorizados e a educação em nosso país esteja falha, cabe aos educadores estimular e desenvolver o senso crítico do educando, tornando-o um individuo pensante e não um objeto vivo, onde este apenas decodifica o que lhe é depositado pelos professores. E tendo em conta a relevância do processo de ensino-aprendizagem, o professor e sua ligação com o aluno, focalizamos no verdadeiro papel que deve ser desempenhado pelo educador no desenvolvimento da criticidade de seus educandos e na preparação destes para tornarem-se cidadãos críticos e conscientes. De modo geral, o referido artigo tem como objetivo refletir sobre o encargo do professor e da sua relação dialógica com o discente no decorrer do desenvolvimento do ensino-aprendizado, tendo em vista como este relacionamento pode interferir positivamente como negativamente na aprendizagem, colaborando para o fracasso, seja na vida educacional como também social do alunado. Dessarte, referida pesquisa consolida-se como sendo teórica/bibliográfica, baseada nas ideias e práticas de Paulo Freire, Libâneo, além dos PCNS do terceiro e quarto ciclo, bem como outros autores que tratam da mesma área temática de estudo. Nesse sentido, pode-se constatar a real importância que o educador exerce na vida educacional e social dos educandos, pois á esse cabe a tarefa de formar cidadãos reflexivos, ensinando de maneira dinâmica, e ao mesmo tempo instigando os discentes a olharem criticamente para o mundo, provocando - os assim a pensarem por si só, aprimorando desta forma o seu pensamento crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética" "palavra_chave" => "PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSOR MEDIADOR, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID95_17112016234032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLHA DA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "NATÁLHA ALMEIDA" "autor_email" => "natalhaalmeida_185@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }