O professor tem um papel revolucionário na vida do aluno. Apesar da classe profissional de professores serem pouco valorizados e a educação em nosso país esteja falha, cabe aos educadores estimular e desenvolver o senso crítico do educando, tornando-o um individuo pensante e não um objeto vivo, onde este apenas decodifica o que lhe é depositado pelos professores. E tendo em conta a relevância do processo de ensino-aprendizagem, o professor e sua ligação com o aluno, focalizamos no verdadeiro papel que deve ser desempenhado pelo educador no desenvolvimento da criticidade de seus educandos e na preparação destes para tornarem-se cidadãos críticos e conscientes. De modo geral, o referido artigo tem como objetivo refletir sobre o encargo do professor e da sua relação dialógica com o discente no decorrer do desenvolvimento do ensino-aprendizado, tendo em vista como este relacionamento pode interferir positivamente como negativamente na aprendizagem, colaborando para o fracasso, seja na vida educacional como também social do alunado. Dessarte, referida pesquisa consolida-se como sendo teórica/bibliográfica, baseada nas ideias e práticas de Paulo Freire, Libâneo, além dos PCNS do terceiro e quarto ciclo, bem como outros autores que tratam da mesma área temática de estudo. Nesse sentido, pode-se constatar a real importância que o educador exerce na vida educacional e social dos educandos, pois á esse cabe a tarefa de formar cidadãos reflexivos, ensinando de maneira dinâmica, e ao mesmo tempo instigando os discentes a olharem criticamente para o mundo, provocando - os assim a pensarem por si só, aprimorando desta forma o seu pensamento crítico.