Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II PAUTADA NO PROFESSOR E NA SUA RELAÇÃO COM O ALUNADO

Palavra-chaves: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSOR MEDIADOR, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO Comunicação Oral (CO) ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26316
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 220
    "inscrito_id" => 95
    "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II PAUTADA NO PROFESSOR E NA SUA RELAÇÃO COM O ALUNADO"
    "resumo" => "O professor tem um papel revolucionário na vida do aluno. Apesar da classe profissional de professores serem pouco valorizados e a educação em nosso país esteja falha, cabe aos educadores estimular e desenvolver o senso crítico do educando, tornando-o um individuo pensante e não um objeto vivo, onde este apenas decodifica o que lhe é depositado pelos professores. E tendo em conta a relevância do processo de ensino-aprendizagem, o professor e sua ligação com o aluno, focalizamos no verdadeiro papel que deve ser desempenhado pelo educador no desenvolvimento da criticidade de seus educandos e na preparação destes para tornarem-se cidadãos críticos e conscientes. De modo geral, o referido artigo tem como objetivo refletir sobre o encargo do professor e da sua relação dialógica com o discente no decorrer do desenvolvimento do ensino-aprendizado, tendo em vista como este relacionamento pode interferir positivamente como negativamente na aprendizagem, colaborando para o fracasso, seja na vida educacional como também social do alunado. Dessarte, referida pesquisa consolida-se como sendo teórica/bibliográfica, baseada nas ideias e práticas de Paulo Freire, Libâneo, além dos PCNS do terceiro e quarto ciclo, bem como outros autores que tratam da mesma área temática de estudo. Nesse sentido, pode-se constatar a real importância que o educador exerce na vida educacional e social dos educandos, pois á esse cabe a tarefa de formar cidadãos reflexivos, ensinando de maneira dinâmica, e ao mesmo tempo instigando os discentes a olharem criticamente para o mundo, provocando - os assim a pensarem por si só, aprimorando desta forma o seu pensamento crítico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética"
    "palavra_chave" => "PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSOR MEDIADOR, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID95_17112016234032.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLHA DA SILVA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLHA ALMEIDA"
    "autor_email" => "natalhaalmeida_185@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26316
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 220
    "inscrito_id" => 95
    "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II PAUTADA NO PROFESSOR E NA SUA RELAÇÃO COM O ALUNADO"
    "resumo" => "O professor tem um papel revolucionário na vida do aluno. Apesar da classe profissional de professores serem pouco valorizados e a educação em nosso país esteja falha, cabe aos educadores estimular e desenvolver o senso crítico do educando, tornando-o um individuo pensante e não um objeto vivo, onde este apenas decodifica o que lhe é depositado pelos professores. E tendo em conta a relevância do processo de ensino-aprendizagem, o professor e sua ligação com o aluno, focalizamos no verdadeiro papel que deve ser desempenhado pelo educador no desenvolvimento da criticidade de seus educandos e na preparação destes para tornarem-se cidadãos críticos e conscientes. De modo geral, o referido artigo tem como objetivo refletir sobre o encargo do professor e da sua relação dialógica com o discente no decorrer do desenvolvimento do ensino-aprendizado, tendo em vista como este relacionamento pode interferir positivamente como negativamente na aprendizagem, colaborando para o fracasso, seja na vida educacional como também social do alunado. Dessarte, referida pesquisa consolida-se como sendo teórica/bibliográfica, baseada nas ideias e práticas de Paulo Freire, Libâneo, além dos PCNS do terceiro e quarto ciclo, bem como outros autores que tratam da mesma área temática de estudo. Nesse sentido, pode-se constatar a real importância que o educador exerce na vida educacional e social dos educandos, pois á esse cabe a tarefa de formar cidadãos reflexivos, ensinando de maneira dinâmica, e ao mesmo tempo instigando os discentes a olharem criticamente para o mundo, provocando - os assim a pensarem por si só, aprimorando desta forma o seu pensamento crítico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética"
    "palavra_chave" => "PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSOR MEDIADOR, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID95_17112016234032.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLHA DA SILVA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLHA ALMEIDA"
    "autor_email" => "natalhaalmeida_185@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

O professor tem um papel revolucionário na vida do aluno. Apesar da classe profissional de professores serem pouco valorizados e a educação em nosso país esteja falha, cabe aos educadores estimular e desenvolver o senso crítico do educando, tornando-o um individuo pensante e não um objeto vivo, onde este apenas decodifica o que lhe é depositado pelos professores. E tendo em conta a relevância do processo de ensino-aprendizagem, o professor e sua ligação com o aluno, focalizamos no verdadeiro papel que deve ser desempenhado pelo educador no desenvolvimento da criticidade de seus educandos e na preparação destes para tornarem-se cidadãos críticos e conscientes. De modo geral, o referido artigo tem como objetivo refletir sobre o encargo do professor e da sua relação dialógica com o discente no decorrer do desenvolvimento do ensino-aprendizado, tendo em vista como este relacionamento pode interferir positivamente como negativamente na aprendizagem, colaborando para o fracasso, seja na vida educacional como também social do alunado. Dessarte, referida pesquisa consolida-se como sendo teórica/bibliográfica, baseada nas ideias e práticas de Paulo Freire, Libâneo, além dos PCNS do terceiro e quarto ciclo, bem como outros autores que tratam da mesma área temática de estudo. Nesse sentido, pode-se constatar a real importância que o educador exerce na vida educacional e social dos educandos, pois á esse cabe a tarefa de formar cidadãos reflexivos, ensinando de maneira dinâmica, e ao mesmo tempo instigando os discentes a olharem criticamente para o mundo, provocando - os assim a pensarem por si só, aprimorando desta forma o seu pensamento crítico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.