Estudos evidenciam vários fatores que nortearam a estruturação e desenvolvimento do sistema educacional no Brasil, bem como as políticas criadas para o desenvolvimento e descentralização da educação. Diante dessa constatação, propõe-se fazer uma abordagem do sistema público de ensino nacional e municipal no Brasil, destacando nesse contexto, a cidade de Umarizal localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte – RN, através da formação e valorização dos profissionais da educação na cidade. Para tanto, fez-se uma explanação teórica levantando importantes passagens históricas que contribuíram para o desenvolvimento do sistema e as políticas educacionais do Brasil. Realizou-se entrevista com uma professora da rede municipal de ensino da cidade, para fazer uma abordagem sobre a formação e qualificação dos profissionais da educação no município e assim, dá sustentação empírica a esse trabalho. Os resultados mostram que o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do município está bastante ultrapassado, em razão da falta de reajustes, já que este data de19 anos atrás. Diante disso considera-se que o município em questão no que diz respeito à formação e qualificação dos profissionais da educação atua de forma irregular. O trabalho evidencia que as políticas de valorização dos profissionais da educação não garantem em nada que na prática esses profissionais sejam bem remunerados, valorizados e quem possuam uma boa estrutura de ensino, visto que os gestores municipais e estaduais negligenciam a educação e a colocam sempre em escanteio.