Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado, na qual teve como objetivo investigar o desempenho de estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental na resolução de problemas de divisão, estabelecendo uma comparação entre uma proposta de ensino que se utiliza da calculadora e outra com uso de manipulativos. Participaram desta pesquisa 50 de uma escola da rede municipal do Ipojuca. Para avaliar o nível de conhecimento dos alunos, antes de submetê-los à intervenção de ensino, solicitamos aos mesmos que respondessem, individualmente, um pré-teste que envolvia oito problemas de divisão, sendo quatro problemas de partição e quatro de quotição. A partir do emparelhamento dos resultados obtidos no pré-teste, os estudantes foram organizados em dois grupos na qual um usou calculadora e outro manipulativo. Ao final da intervenção, foi realizado um pós-teste e, depois de oito semanas, foi feito um pós-teste posterior. Neste artigo focaremos apenas no desempenho dos estudantes nos grupos e em relação ao tipo de problema. Os resultados foram avaliados levando-se em consideração dois tipos análise (acerto total e parcial) e mostraram avanços significativos de desempenho em cada grupo, no entanto, a comparação do desempenho dos grupos não mostrou diferenças significativas, entretanto, se manteve os resultados positivos do grupo que usou a calculadora em relação pós-teste para o pré-teste. Em relação aos tipos de problemas, verificamos não existir diferenças entre resolver um ou outro problema, tanto no pré-teste como no pós-teste.