Os estilos parentais são ações realizadas pelos pais que refletem nas relações mantidas com os filhos, que influenciam o comportamento destes durante toda trajetória de seu desenvolvimento. Os quatro estilos parentais são definidos na interelação entre duas dimensões: exigência e responsividade. Há evidências que o equilíbrio entre níveis de responsividade e exigência favorece a criação de um ambiente favorável ao desempenho escolar satisfatório. Assim, a partir de uma amostra de 216 estudantes com idades entre 12 e 17 anos (M = 13,68; DP = 1,35) em João Pessoa e utilizando um Questionário de Percepção dos Pais (19 itens) e uma Escala de Atitudes Frente à Aprendizagem (26 itens), objetivou-se relacionar os resultados obtidos a partir dos instrumentos supracitados com o sexo, instituição e índice de reprovação dos participantes. Os dados foram analisados pelo pacote estatístico SPSS. A análise indicou que alunos de rede privada apresentaram médias maiores nos fatores: Disposição negativa (M=21,21; DP= 3,27), Expectativa (M = 25,23; DP = 2,83) e Ansiedade (M = 18,40; DP = 5,25), enquanto a rede pública no fator Abertura (M= 32,88; DP=6,34). Quanto às dimensões, adolescentes do sexo masculino pontuaram médias superiores em Responsividade (M = 29,35; DP = 8,29) e Exigência (M = 19,29; DP = 6,76). No tocante a reprovação, os alunos que não reprovaram apresentaram médias maiores na dimensão Responsividade (M = 28,04; DP = 9,50), diferente dos já reprovados, que obtiveram destaque em Exigência (M = 19,41; DP = 7,13).