O trabalho discute sobre a prática docente, relacionada ao ensino de história. Objetiva refletir sobre a prática docente de uma professora de História em um processo de formação. Optou-se pela pesquisa colaborativa e se empregou como procedimento a observação reflexiva. Constatou-se que a partir do conteúdo do vídeo TED: o perigo de uma história única (2009) de Chimamanda Ngozi Adichie, ocorreu uma reflexão sobre o ensino de História como espaço de reconhecimento de diferentes culturas e de valorização e respeito pela cultura do outro e se averiguou que há mudanças ocorrendo na prática da professora partícipe de modo a possibilitar ao aluno o acesso a múltiplas histórias e a interpretação sobre elas. Para isso, a docente destacou a utilização de diversas fontes, como forma de se compreender pensamentos diversos, sobre um mesmo assunto, e o desenvolvimento de ações concretas envolvendo atividades culturais. As reflexões apresentadas podem contribuir na ressignificação da prática docente e no desenvolvimento de um ensino de História pautado em um agir intencional que capacite para intervenção na realidade e construção do ser social e histórico.