Ao longo do cotidiano da nossa vivencia e atuação acadêmica e na interação com a comunidade interna e externa, bem docentes de ELE, bem discentes em formação docente em ELE, surgiram inquietações de todo ordem que nos levaram a refletir e em seguida a investigar de forma mais profunda sobre os fatores que estão a favor e os que estão em contra da efetiva aprendizagem de ELE na escola pública de ensino médio, daí que neste trabalho vimos apresentar a analise dos resultados parciais dos dados coletados na pesquisa do edital 8/2015-IFRN, realizada através do instrumento ‘questionário’ com perguntas abertas e fechadas sobre a formação, o perfil, a atuação, a trajetória profissional, o mercado de trabalho, a expectativa laboral do docente de ELE, as condições de trabalho a respeito da carga horária para a disciplina de língua espanhola, a reciclagem profissional, e a formação continuada. Bibliograficamente temos encontrado amparo teórico em educadores e especialista da área de línguas estrangeiras como Cassamy (1994), Chagas (1957), entre outros não menos importantes, assim como nos documentos nacionais para a educação como os PCN’S, OCEM (2006), LDBEN (1996). A partir da análise dos dados obtidos na pesquisa podemos perceber claramente que no âmbito da formação pedagógica, os informantes afirmam sentir-se satisfeitos, porém na formação específica, há uma porcentagem superior ao 50% dos informantes que afirmou não ter atingido as expectativas da especificidade da formação. De outro lado, a situação de desvantagem que a língua espanhola tem em aspectos como a carga horária semanal, a (des)valorização do conhecimento, dentre outros aspectos foi evidenciada. A respeito do mercado de trabalho, conclui-se que a maior oportunidade de emprego está na rede privada de ensino. Concluímos que ainda há muito por fazer neste âmbito e que esta não é, senão uma parte do estudo que nos propomos para atingir a nossa meta que é a de ver com clareza as causas e consequências do que está em contra e a favor da efetiva aprendizagem de língua espanhola na escola pública.
Palavras-chave: Formação de professores, Atuação docente, Língua espanhola, Educação pública, Nível médio.