UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ARTICULAÇÃO ENTRE A SALA DE AULA E A WEB
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22388 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2412 "inscrito_id" => 2276 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ARTICULAÇÃO ENTRE A SALA DE AULA E A WEB" "resumo" => "A reflexão sobre a sistematização de práticas pedagógicas é condição essencial quando se projeta um trabalho educativo na perspectiva da investigação e da pesquisa em educação. O principal objetivo desse artigo é socializar os resultados construídos a partir da vivência de uma intervenção pedagógica cujo foco se voltou à valorização do conhecimento prévio dos estudantes do ensino médio, e à utilização da Web como ferramenta pedagógica no desenvolvimento da ação de ensinar e aprender. Trata-se de um estudo descrito realizado no âmbito do Pibid/UEPB/CAPES numa escola pública em Campina Grande, Paraíba em duas turmas da primeira série do ensino médio com a participação de 65 estudantes. A metodologia consistiu das seguintes etapas: Levantamento do conhecimento prévio sobre Transgênicos; Exibição de slides sobre o tema Transgênicos;. Elaboração de um produto fictício e criação de um vídeo como Marketing; Realização do debate Argumentando para Aprender; e 5. Socialização do conhecimento construído por meio da análise comparativa das produções desenvolvidas na atividade interventiva. Consideramos quatro categorias para a análise dos resultados, quais sejam: Conhecimento prévio; Aprimorando a escrita; Argumentando para a aprender; e a Web e a aprendizagem escolar. O estudo possibilitou uma reflexão sobre a valorização do conhecimento prévio dos estudantes do ensino médio a partir do uso em potencial da internet como mais um ambiente propício à construção do conhecimento e, sobretudo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. A construção de argumentos, o desenvolvimento da oralidade, o respeito a opinião alheia e as escolhas saudáveis e sustentáveis revelaram a autonomia juvenil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TRANSGÊNICOS, CONHECIMENTO PRÉVIO, ENSINO DE BIOLOGIA, WEB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID2276_16082016214254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIZE CUSTÓDIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EVANIZE" "autor_email" => "nizecr@hotmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DA PARAÍBA (SEE/PB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22388 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2412 "inscrito_id" => 2276 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ARTICULAÇÃO ENTRE A SALA DE AULA E A WEB" "resumo" => "A reflexão sobre a sistematização de práticas pedagógicas é condição essencial quando se projeta um trabalho educativo na perspectiva da investigação e da pesquisa em educação. O principal objetivo desse artigo é socializar os resultados construídos a partir da vivência de uma intervenção pedagógica cujo foco se voltou à valorização do conhecimento prévio dos estudantes do ensino médio, e à utilização da Web como ferramenta pedagógica no desenvolvimento da ação de ensinar e aprender. Trata-se de um estudo descrito realizado no âmbito do Pibid/UEPB/CAPES numa escola pública em Campina Grande, Paraíba em duas turmas da primeira série do ensino médio com a participação de 65 estudantes. A metodologia consistiu das seguintes etapas: Levantamento do conhecimento prévio sobre Transgênicos; Exibição de slides sobre o tema Transgênicos;. Elaboração de um produto fictício e criação de um vídeo como Marketing; Realização do debate Argumentando para Aprender; e 5. Socialização do conhecimento construído por meio da análise comparativa das produções desenvolvidas na atividade interventiva. Consideramos quatro categorias para a análise dos resultados, quais sejam: Conhecimento prévio; Aprimorando a escrita; Argumentando para a aprender; e a Web e a aprendizagem escolar. O estudo possibilitou uma reflexão sobre a valorização do conhecimento prévio dos estudantes do ensino médio a partir do uso em potencial da internet como mais um ambiente propício à construção do conhecimento e, sobretudo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. A construção de argumentos, o desenvolvimento da oralidade, o respeito a opinião alheia e as escolhas saudáveis e sustentáveis revelaram a autonomia juvenil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TRANSGÊNICOS, CONHECIMENTO PRÉVIO, ENSINO DE BIOLOGIA, WEB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID2276_16082016214254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIZE CUSTÓDIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EVANIZE" "autor_email" => "nizecr@hotmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DA PARAÍBA (SEE/PB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }