Este trabalho resultou de uma pesquisa com 63 alunos do Curso de Química – Licenciatura, da UFPE/CAA, e posterior análise comparativa com trabalhos realizados em outros Cursos de Licenciaturas (Física, Matemática e Pedagogia) da mesma Instituição. O objetivo foi buscar identificar as possíveis dificuldades de aprendizagem vivenciadas durante o Curso, como tentaram superá-las, como as minimizariam, se fossem professores, e quais as características de um professor considerado inesquecível. Para tanto, foram utilizados questionários com questões do tipo abertas, oferecendo total liberdade de resposta. Como resultado, tem-se que os licenciandos apontaram a metodologia e qualificação do professor como obstáculos para a aprendizagem, bem como a falta de base no ensino fundamental e médio e a falta de tempo. A grande maioria dos alunos de Física, Matemática e Química busca sanar suas dificuldades sem recorrer ao professor, priorizando estudos individuais e monitorias. Este resultado contrastou com o curso de Pedagogia, em que os alunos buscam o professor em primeiro lugar. Como estratégia para ajudar os seus alunos, caso fossem professores, a maioria dos estudantes dos Cursos de Física, Matemática e Química apontou a necessidade de melhorar a metodologia, enquanto que em Pedagogia a prioridade seria melhorar as questões humanistas. Em relação aos professores inesquecíveis, todas as licenciaturas investigadas destacaram os que possuíam características mais humanas. Espera-se que, assim como mencionaram espontaneamente, estes alunos, futuros professores, possam assumir o compromisso com a formação não apenas acadêmica, mas também humana, quando estiverem no pleno exercício de suas práticas docentes.