SOCIOLINGUÍSTICA: A VARIAÇÃO E O ENSINO EM SALA DE AULA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22268 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2072 "inscrito_id" => 5358 "titulo" => "SOCIOLINGUÍSTICA: A VARIAÇÃO E O ENSINO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente estudo, levando em conta os aspectos da diversidade linguística da comunidade de fala brasileira, aborda o uso das variedades linguísticas em sala de aula. Visa discutir a importância de se abordar o fenômeno da variação linguística em salas de aula da educação básica. A análise em questão faz menção à área da sociolinguística e da dialetologia, uma vez que trata das variedades que dizem respeito aos dialetos, de um modo geral, encontrados no Brasil. É de cunho bibliográfico, documental, e tem como base textos de autores considerados referência na temática desenvolvida, como Maria Cecília Mollica (2004), Renato Basso e Rodolfo Ilari (2011), Stella M. Bortoni-Ricardo (2004), (2005), (2014) e também documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais de língua portuguesa (PCN) (1998), no que concerne ao que é estabelecido e indicado para o trabalho dos professores para com os alunos sobre variação linguística. Para apresentar a relevância da sociolinguística no ensino, analisa-se a problemática do preconceito linguístico existente na sociedade, buscando refletir sobre o tema, além de mostrar a relevância de o professor seguir essas orientações do documento oficial com base na Sociolinguística, e contribuir para a desmitificação da ideia de que a variedade culta é a correta, visto não existir variedade certa nem errada, mas variedade adequada à cada ocasião. Trabalhar variedade linguística em sala de aula é um processo importante para a sociedade, pois viabiliza conseguir a diminuição do preconceito existente e ampliar o repertório linguístico dos alunos. Busca-se, assim, aprimorar o ensino de língua portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "PRECONCEITO LINGUÍSTICO, SOCIOLINGUÍSTICA, VARIEDADE LINGUÍSTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID5358_15082016200226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍS DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAÍS SILVA" "autor_email" => "lais_almeida_silva@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22268 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2072 "inscrito_id" => 5358 "titulo" => "SOCIOLINGUÍSTICA: A VARIAÇÃO E O ENSINO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente estudo, levando em conta os aspectos da diversidade linguística da comunidade de fala brasileira, aborda o uso das variedades linguísticas em sala de aula. Visa discutir a importância de se abordar o fenômeno da variação linguística em salas de aula da educação básica. A análise em questão faz menção à área da sociolinguística e da dialetologia, uma vez que trata das variedades que dizem respeito aos dialetos, de um modo geral, encontrados no Brasil. É de cunho bibliográfico, documental, e tem como base textos de autores considerados referência na temática desenvolvida, como Maria Cecília Mollica (2004), Renato Basso e Rodolfo Ilari (2011), Stella M. Bortoni-Ricardo (2004), (2005), (2014) e também documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais de língua portuguesa (PCN) (1998), no que concerne ao que é estabelecido e indicado para o trabalho dos professores para com os alunos sobre variação linguística. Para apresentar a relevância da sociolinguística no ensino, analisa-se a problemática do preconceito linguístico existente na sociedade, buscando refletir sobre o tema, além de mostrar a relevância de o professor seguir essas orientações do documento oficial com base na Sociolinguística, e contribuir para a desmitificação da ideia de que a variedade culta é a correta, visto não existir variedade certa nem errada, mas variedade adequada à cada ocasião. Trabalhar variedade linguística em sala de aula é um processo importante para a sociedade, pois viabiliza conseguir a diminuição do preconceito existente e ampliar o repertório linguístico dos alunos. Busca-se, assim, aprimorar o ensino de língua portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "PRECONCEITO LINGUÍSTICO, SOCIOLINGUÍSTICA, VARIEDADE LINGUÍSTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID5358_15082016200226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍS DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAÍS SILVA" "autor_email" => "lais_almeida_silva@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }