O presente trabalho tem como objetivo analisar, através das narrativas contidas nos Trabalhos de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas, os reflexos da formação na ressignificação de práticas docentes. Para tanto, inicia discutindo os pressupostos teóricos atuais, conforme Tardif (2002), Schön (2000), Pimenta (2002), Lima (2012) para a formação de professores no Brasil, os quais defendem a adoção de práticas de pesquisa-formação baseadas na reflexão ou autorreflexão de vivências docentes durante o processo formativo. Ancorado neste fundamento, o Curso de Pedagogia definiu, como eixo epistêmico e metodológico, a formação do professor relacionada à pesquisa tendo a narrativa como opção metodológica para a reflexão da própria prática docente, realizada no espaço profissional-formativo em que o docente atua. A partir desta ideia, o estágio foi definido como eixo articulador da relação prática-teoria-prática, permitindo a atribuição de significados à docência, revendo e/ou redefinindo práticas. Como resultados, as análises revelam que a narrativa, adotada como técnica de registro das reflexões sobre a prática ou como elemento formador permite a constituição de espaços de análise e/ou alto-análises quanto às práticas docentes realizadas nas escolas, promovendo a construção e reconstrução de conhecimento sobre a docência e seus profissionais em atuação numa escola, em uma sociedade ou contexto sociocultural.