As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) proporcionam novas relações dos estudantes com seu processo de aprendizagem. Com base nisso, o Subprojeto Interdisciplinar de Tecnologias Digitais do PIBID da Universidade Regional de Blumenau desenvolveu uma proposta de trabalho para a EBM Lore Sita Bollmann, em Blumenau (SC), no segundo semestre de 2015. O objetivo foi possibilitar aos estudantes identificarem as formas geométricas bidimensionais e tridimensionais, despertando o interesse sobre Geometria Plana. Foi utilizado o software SketchUp que permitiu às crianças visualizarem de forma prática a aplicação de tais formas na sua vida diária. O trabalho foi realizado com o 5º ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi dividido em quatro partes: apresentação das formas planificadas aos alunos; construção de sólidos a partir das planificações recebidas; uso do software pelos estudantes para criar projetos tridimensionais e identificar como as formas estão inseridas no cotidiano; socialização dos projetos entre os alunos. A socialização ocorreu no LIFE da Universidade. Como resultados observamos a participação e o interesse dos estudantes em pesquisarem autonomamente o funcionamento do software. Os bolsistas do PIBID perceberam que não precisam possuir todo o conhecimento sobre tecnologias, pois é possível construí-los em conjunto com os estudantes. Concluímos que os estudantes conseguiram compreender melhor os conhecimentos abordados em sala de aula e como a geometria está presente em suas vidas. A utilização das tecnologias digitais serviu de ponte entre o conhecimento teórico e prático, em que os alunos constituíram-se atores ativos na construção do seu próprio conhecimento.