A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA IMAGINÁRIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE EM C.S.LEWIS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19878 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2666 "inscrito_id" => 2559 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA IMAGINÁRIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE EM C.S.LEWIS" "resumo" => "Com o início da modernidade o terrível pensamento de que os mitos, os contos de fadas e as histórias fantásticas no geral não contribuem em nada com o processo de aprendizagem vem se alastrando cada vez mais. Percebemos isso com a postura de certos acadêmicos que criticam veementemente o uso desse tipo de literatura para o ensino, acusando as mesmas de levarem as pessoas, especialmente as crianças, a uma espécie de “escapismo” da realidade. Diante disso o escopo desse trabalho é analisar o pensamento proposto pelo escritor, professor e critico literário da universidade de Oxford, Clives Staples Lewis (1898 – 1963). Com esse pensamento, Lewis levanta a bandeira em defesa da literatura imaginária, argumentando que a mesma é de excepcional importância para o desenvolvimento do ser humano em diversos aspectos, ressaltando o ideal da obtenção da verdade encontrada no mundo metafísico e sua aplicação no mundo real. Além disso, Lewis argumenta que um dos principais males do mundo moderno é o "esnobismo cronológico", uma espécie de preconceito a respeito dos séculos passados, considerando que apenas as ideias e os pensamentos produzidos na atualidade merecem ser considerados "evoluídos". Para tal, utilizamos diversas obras de autoria do próprio Lewis, além de uma das maiores e mais conceituadas biografias da vida do autor, de autoria de Alister McGrath. No fim do trabalho encontramos os resultados que pretendíamos, entendendo de forma clara e distinta o importante papel que a leitura de obras fantásticas exerce no processo de aprendizagem e como essa literatura nos ajuda a compreender melhor quem nós somos, e o mundo em que vivemos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "C.S.LEWIS, LITERATURA IMAGINÁRIA, PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID2559_17082016152135.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHAN DALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NATHAN OLIVEIRA" "autor_email" => "oliveiranathan4@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19878 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2666 "inscrito_id" => 2559 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA IMAGINÁRIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE EM C.S.LEWIS" "resumo" => "Com o início da modernidade o terrível pensamento de que os mitos, os contos de fadas e as histórias fantásticas no geral não contribuem em nada com o processo de aprendizagem vem se alastrando cada vez mais. Percebemos isso com a postura de certos acadêmicos que criticam veementemente o uso desse tipo de literatura para o ensino, acusando as mesmas de levarem as pessoas, especialmente as crianças, a uma espécie de “escapismo” da realidade. Diante disso o escopo desse trabalho é analisar o pensamento proposto pelo escritor, professor e critico literário da universidade de Oxford, Clives Staples Lewis (1898 – 1963). Com esse pensamento, Lewis levanta a bandeira em defesa da literatura imaginária, argumentando que a mesma é de excepcional importância para o desenvolvimento do ser humano em diversos aspectos, ressaltando o ideal da obtenção da verdade encontrada no mundo metafísico e sua aplicação no mundo real. Além disso, Lewis argumenta que um dos principais males do mundo moderno é o "esnobismo cronológico", uma espécie de preconceito a respeito dos séculos passados, considerando que apenas as ideias e os pensamentos produzidos na atualidade merecem ser considerados "evoluídos". Para tal, utilizamos diversas obras de autoria do próprio Lewis, além de uma das maiores e mais conceituadas biografias da vida do autor, de autoria de Alister McGrath. No fim do trabalho encontramos os resultados que pretendíamos, entendendo de forma clara e distinta o importante papel que a leitura de obras fantásticas exerce no processo de aprendizagem e como essa literatura nos ajuda a compreender melhor quem nós somos, e o mundo em que vivemos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "C.S.LEWIS, LITERATURA IMAGINÁRIA, PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID2559_17082016152135.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHAN DALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NATHAN OLIVEIRA" "autor_email" => "oliveiranathan4@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }