INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA E HISTÓRIA AO TEMA TRANSVERSAL SAÚDE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21257 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1016 "inscrito_id" => 3785 "titulo" => "INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA E HISTÓRIA AO TEMA TRANSVERSAL SAÚDE" "resumo" => "O modo como o ensino de Química se desenvolve na maioria das escolas de ensino médio, privilegiando conteúdos desconectados entre si e dos contextos em que são produzidos e aplicados, gera desinteresse no aluno, que não percebe as relações entre o conhecimento escolar e suas vivências. O presente trabalho consiste na análise dos aspectos relacionados ao tema transversal saúde abordados em uma intervenção didático-pedagógica realizada no âmbito do subprojeto Pibid/Química/UFPB. A intervenção didático-pedagógica aplicada teve o intuito de integrar conteúdos de diferentes componentes curriculares numa perspectiva ancorada nos princípios de interdisciplinaridade e contextualização, tomando como tema central as especiarias e a discussão de aspectos históricos e socioeconômicos, aliada ao estudo do conteúdo curricular de funções orgânicas.O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Hildon Bandeira em João Pessoa/PB, que é uma das escolas atendidas pelo subprojeto. O trabalho foi aplicado em aulas regulares da disciplina que Química, em três etapas: i) problematização da temática, com o auxílio da utilização de diferentes mídias; ii) pesquisa orientada, e escrita/reescrita de textos; iii) abordagem contextualizada dos conceitos químicos e avaliação da proposta. De acordo com a sequência, os alunos puderam fazer pesquisas para formular seus próprios textos a serem analisados e refeitos com as devidas correções, como também puderam utilizar recursos midiáticos para a compreensão dos conceitos e a elaboração de histórias em quadrinhos. A metodologia aplicada mostrou ser bastante eficaz, pois os alunos se mostraram interessados na abordagem de conceitos dentro desta perspectiva. Isso aumenta o estímulo para a busca de novas intervenções didático-pedagógicas futuras, visando novas integrações efetivas com outras disciplinas e temas transversais, com o intuito de favorecer a formação integral dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE, SAÚDE, QUÍMICA, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3785_12082016211436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA TEIXEIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anapaulaoliveira.quimica@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21257 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1016 "inscrito_id" => 3785 "titulo" => "INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA E HISTÓRIA AO TEMA TRANSVERSAL SAÚDE" "resumo" => "O modo como o ensino de Química se desenvolve na maioria das escolas de ensino médio, privilegiando conteúdos desconectados entre si e dos contextos em que são produzidos e aplicados, gera desinteresse no aluno, que não percebe as relações entre o conhecimento escolar e suas vivências. O presente trabalho consiste na análise dos aspectos relacionados ao tema transversal saúde abordados em uma intervenção didático-pedagógica realizada no âmbito do subprojeto Pibid/Química/UFPB. A intervenção didático-pedagógica aplicada teve o intuito de integrar conteúdos de diferentes componentes curriculares numa perspectiva ancorada nos princípios de interdisciplinaridade e contextualização, tomando como tema central as especiarias e a discussão de aspectos históricos e socioeconômicos, aliada ao estudo do conteúdo curricular de funções orgânicas.O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Hildon Bandeira em João Pessoa/PB, que é uma das escolas atendidas pelo subprojeto. O trabalho foi aplicado em aulas regulares da disciplina que Química, em três etapas: i) problematização da temática, com o auxílio da utilização de diferentes mídias; ii) pesquisa orientada, e escrita/reescrita de textos; iii) abordagem contextualizada dos conceitos químicos e avaliação da proposta. De acordo com a sequência, os alunos puderam fazer pesquisas para formular seus próprios textos a serem analisados e refeitos com as devidas correções, como também puderam utilizar recursos midiáticos para a compreensão dos conceitos e a elaboração de histórias em quadrinhos. A metodologia aplicada mostrou ser bastante eficaz, pois os alunos se mostraram interessados na abordagem de conceitos dentro desta perspectiva. Isso aumenta o estímulo para a busca de novas intervenções didático-pedagógicas futuras, visando novas integrações efetivas com outras disciplinas e temas transversais, com o intuito de favorecer a formação integral dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE, SAÚDE, QUÍMICA, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3785_12082016211436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA TEIXEIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anapaulaoliveira.quimica@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }