O trabalho que aqui apresentamos revela dados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar possíveis contribuições para a formação inicial, seja por meio de auxílios disponibilizados aos licenciandos mediante o pagamento de bolsas e/ou seja por meio do trabalho desenvolvido no interior dos cursos. Com esse intuito, durante o ano de 2014 aplicamos um questionário junto aos alunos matriculados na disciplina de Didática, oferecida pela Faculdade de Educação de uma universidade federal localizada no Sudeste do Brasil. O questionário foi formulado em acordo com os objetivos delineados, aplicado por parte da equipe de pesquisa durante as aulas de Didática e formado por questões organizadas em três blocos: a) Identificação – Envolve indagações relativas aos dados pessoais dos participantes, tais como nome, endereço, telefone/e-mail e escola de origem, entre outras; b) A opção pelo curso e a formação para a docência - Enfoca os motivos pelos quais os respondentes optaram pelo curso de licenciatura nos quais estão matriculados e o modo como avaliam a formação inicial, tendo em vista o ingresso na docência; c) Perspectivas profissionais – Propõe perguntas relacionadas às expectativas profissionais dos respondentes, especialmente aquelas ligadas ao magistério, dentre as quais destacamos a intenção ou o desinteresse por este campo profissional, suas preocupações e dúvidas relativas a esta temática. As informações que emergiram foram descritas, comparadas, categorizadas e analisadas em sintonia com o referencial teórico selecionado. Os resultados indicam dificuldades financeiras aliadas à falta de apoio institucional para o desenvolvimento dos estudos; identificação da Faculdade de Educação como lócus que privilegia o estudo de temas ligados à profissão docente; dissociação entre teoria e prática, como uma das insuficiências das próprias licenciaturas. Esses e os demais dados que emergiram nos ajudaram a iniciar a composição de um banco de dados relacionado à temática investigada e assim melhor compreender e atuar na realidade com a qual nos defrontamos como professores/formadores.