GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: TRANSFORMANDO O ENSINO RELIGIOSO NUM JOGO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21127 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1773 "inscrito_id" => 9579 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: TRANSFORMANDO O ENSINO RELIGIOSO NUM JOGO" "resumo" => "Na sociedade contemporânea, imersa na cultura digital, as novas tecnologias apresentam-se ao uso educacional e pedagógico de maneira desafiadora, prometendo uma melhor eficiência dos processos e eficácia do ensino. Como exemplo, a gamificação é um recurso que procura pela linguagem dos games (jogos eletrônicos) permitir a apreensão de conteúdos e estimular o relacionamento continuado e duradouro com os temas abordados. Desta forma, tem sido frequente a pesquisa e o uso da gamificação aplicada à educação. O trabalho de pesquisa citado neste artigo buscou definir e investigar bibliograficamente a gamificação, avaliando sua aplicabilidade na área educacional, e em especial no contexto do ensino religioso da Bíblia. Este artigo visa auxiliar o preenchimento da lacuna sobre a aplicabilidade da gamificação na educação religiosa das gerações Y e Z, seja no contexto eclesiástico ou fora dele. Este trabalho compartilha algumas lições aprendidas e reflexões sobre a aplicação da gamificação na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO RELIGIOSA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID9579_15082016143716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABELMON DE OLIVEIRA BASTOS" "autor_nome_curto" => "ABELMON" "autor_email" => "abelmon@gmail.com" "autor_ies" => "CEAM/AMIDE / UFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21127 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1773 "inscrito_id" => 9579 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: TRANSFORMANDO O ENSINO RELIGIOSO NUM JOGO" "resumo" => "Na sociedade contemporânea, imersa na cultura digital, as novas tecnologias apresentam-se ao uso educacional e pedagógico de maneira desafiadora, prometendo uma melhor eficiência dos processos e eficácia do ensino. Como exemplo, a gamificação é um recurso que procura pela linguagem dos games (jogos eletrônicos) permitir a apreensão de conteúdos e estimular o relacionamento continuado e duradouro com os temas abordados. Desta forma, tem sido frequente a pesquisa e o uso da gamificação aplicada à educação. O trabalho de pesquisa citado neste artigo buscou definir e investigar bibliograficamente a gamificação, avaliando sua aplicabilidade na área educacional, e em especial no contexto do ensino religioso da Bíblia. Este artigo visa auxiliar o preenchimento da lacuna sobre a aplicabilidade da gamificação na educação religiosa das gerações Y e Z, seja no contexto eclesiástico ou fora dele. Este trabalho compartilha algumas lições aprendidas e reflexões sobre a aplicação da gamificação na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO RELIGIOSA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID9579_15082016143716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABELMON DE OLIVEIRA BASTOS" "autor_nome_curto" => "ABELMON" "autor_email" => "abelmon@gmail.com" "autor_ies" => "CEAM/AMIDE / UFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }