O presente estudo teve por objetivo geral de compreender quais as contribuições do PIBID na formação inicial docente dos/as graduandos/as em Pedagogia. Como objetivos específicos tivemos: Identificar as contribuições do PIBID na formação inicial docente dos/as graduandos/as em Pedagogia; Analisar a importância do PIBID na formação inicial docente dos/as graduandos/as em Pedagogia; Destacar quais as experiências exitosas desenvolvidas no PIBID com relação a formação inicial docente dos/as graduandos/as em Pedagogia. A metodologia foi de cunho qualitativo por meio da pesquisa descritiva e participante. Utilizamos como instrumento para coleta de dados um questionário com questões abertas. Nossos aportes teóricos constituíram-se de autores que discutem a temática de formação docente e estudos acerca do PIBID. Os resultados apontam que o PIBID contribui efetivamente para a formação inicial docente dos/as graduandos/as do Curso de Pedagogia, pois proporciona espaço e tempo de ação, momentos práticos de atuação docente, possibilitando a construção de saberes, necessários à prática docente. A nossa expectativa é que as ponderações e socializações aqui no presente texto provoquem o conhecimento da importância e contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação inicial docente dos/as licenciandos/as, em que a prática docente promove a construção de saberes, dentre eles, ressaltamos os experienciais, construindo habilidades e competências para melhor saber-fazer, saber-ser.