O referente trabalho visa tratar de práticas sobre o processo de Avaliação Escolar com base na visão dos professores da Escola Estadual Acadêmico Mauro Abrantes na cidade de Tenente Ananias – RN, com objetivo de compreender como se dá o processo de avalição por meio da visão de professores do Ensino Fundamental I, assim como discutir a percepção destes sujeitos e de que maneira estes podem influenciar na questão do desenvolvimento do aluno e se ela vem a contribuir no processo de aprendizagem. A coleta dos dados, foi realizado por meio de uma pesquisa de campo com professores do Ensino Fundamental I, tendo como propósito abordar os conceitos sobre avaliação, elemento bastante usado em seu ambiente de profissão. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, tendo como base os autores Demo (2004), Freire (2002), Antunes (2008), estando dividido em duas partes. A primeira, é o lugar em que é realizado o levantamento de questões teóricas sobre a avaliação, depois na segunda parte, elucidaremos algumas questões sobre avaliação na perspectiva da entrevista feita com os professores. As entrevistas não são realizado o debate parte por parte, mas de forma geral, ao qual facilita o entendimento. Os resultados alcançados por meio do trabalho dizem respeito a capacidade de desenvolver um pensamento libertador do aluno , saindo do mero “avaliar por uma nota” partindo para “avaliar para construir conhecimento”.
.