Este estudo em construção faz parte de uma dissertação de mestrado em andamento pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFPE CAA. Mostra uma atenção central à construção dos saberes ancestrais, numa perspectiva do notório saber de mestres e mestras populares, portanto, de resistência. Como objetivo geral, buscamos compreender os processos de elaboração, de circulação e de resistência dos saberes tecidos pelos(as) mestres e mestras populares do Murici - Caruaru - PE. Assim, aborda a questão da ancestralidade e o notório saber desses sujeitos. A construção do objeto de pesquisa se dá a partir da compreensão desses conhecimentos, suas relações de ensino-e-aprendizagem, formas de resistência, partilha e de educação popular. Epistemologicamente inspira-se em teóricos que trazem Pedagogias Outras, que reconhecem diversos saberes e não apenas os científicos clássicos, como Carlos Rodrigues Brandão, Miguel Arroyo, dentre outros. Como conclusões iniciais o artigo apresenta que, de acordo com esses saberes há uma importância dada à transmissão de princípios ancestrais, tais como: respeito aos antepassados e aos mais velhos da comunidade, valorização dos saberes que existem em cada comunidade, vida comunitária e partilha.