Esse artigo visa abordar uma “Avaliação do Software Fórmulas Free no Ensino da Geometria Analítica” que foi realizada durante um mês e uma semana no primeiro semestre de 2016. O aplicativo Fórmulas Free é um software feito com o intuito de auxiliar os alunos no ensino de diversos conteúdos da Matemática. O conteúdo abordado foi escolhido por meio de pesquisa a campo em diálogos com professores de Matemática e, consequentemente, foi escolhido a turma do 3o ano do Ensino Médio e o professor da sala de uma escola estadual, situada no município de Alagoinha, Paraíba. A avaliação consiste em utilizar uma adaptação da metodologia de Batista, que consta a utilização de checklists utilizado em vários blocos para obter informações quantitativas voltados para a avaliação do software educacional no ensino da Matemática no Ensino Médio, que teve como foco o conteúdo da Geometria Analítica. As análises mostram que o aplicativo é adequado para ser trabalhado, mas alguns pontos precisam ser melhorados. Com isso, concluímos que os professores devem verificar as possibilidades e limitações dos softwares educacionais para o uso em sala de aula.