Este trabalho refere-se a uma pesquisa que iniciou em julho de 2014 e em Julho de 2015 foi finalizada a primeira etapa que consistiu na construção da Árvore da Realidade Atual. Em 2016 foi finalizada a aplicação do processo de raciocínio da teoria das restrições obtendo assim bons resultados, onde etapas do processo encontram-se em fase de implantação e com boa aceitação por parte da comunidade. Os dados coletados é reflexo de entrevistas com ex-alunos do curso. O objetivo deste trabalho foi analisar os principais fatores que contribuíram para a evasão escolar dos alunos que ingressaram no ano de 2013. Foi utilizada para a coleta de dados a pesquisa documental junto a setor de registro escolar. Este trabalho foi o primeiro levantamento de dados, analisados sob a perspectiva da Teoria das Restrições, sobre as principais causas de evasão do curso médio integrado do Campus Araguaína - IFTO, permitindo, através do Processo de Raciocínio proposto por Eliyahu M. Goldratt, apresentar estratégias para enfrentar o problema e ações que busque diminuir o índice de evasão no referido curso.