A temática sobre a Educação Escolar Indígena, desde o final do século XX, vem sendo discutida no campo da educação brasileira. Dentre as questões relativas a esta modalidade de ensino, os estudos sobre formação de professores indígenas e suas práticas pedagógicas estão acontecendo na busca de contribuir para a melhoria do fazer pedagógico desses professores. O presente artigo procura apresentar, com base em pesquisa de dissertação em andamento, sobre a prática pedagógica de professores indígenas, a partir de um olhar reflexivo sobre como estes docentes desenvolvem, em seu fazer pedagógico, práticas pedagógicas que oportunizem a interculturalidade na escola. Nossa proposta de pesquisa se situa no campo da Educação, com ênfase nos estudos sobre formação de professores e prática docente, em interface com os estudos sobre interculturalidade. A abordagem metodológica do trabalho está focalizada numa pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, tendo como sujeitos de pesquisa professores do Ensino Fundamental I, de uma escola indígena da etnia Tapeba, no município de Caucaia-CE. Com base nas narrativas desses professores e na análise do material didático-pedagógico por eles utilizado, compreendemos que é necessário um processo de formação continuada para professores indígenas que trate sobre o desenvolvimento de novas metodologias para o ensino das práticas pedagógicas, compreendendo estas práticas como caminho para se pensar ações pedagógicas que oportunizem o diálogo entre os saberes indígenas e os saberes escolarizados, na perspectiva da interculturalidade.
Palavras-chave. Práticas pedagógicas. Professores indígenas. Educação escolar Indígena e Interculturalidade.