Desde os anos 1990 as políticas públicas educacionais almejam corresponder com os anseios de grupos historicamente desprivilegiados de suas necessidades sociais e econômicas. Essas mesmas políticas são responsáveis por explicitar, direta ou indiretamente, as desigualdades sociais existentes no Brasil e entorno de seu sistema de ensino; fomentando, por consequência, o debate sobre a democratização, universalização e igualdade de acesso à educação (LIMA, 2013). Sabendo disso, o presente trabalho objetiva analisar o perfil socioeconômico dos estudantes que ingressaram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2015 através do ENEM/SISU. A apresentação desse perfil viabiliza problematizações relacionadas com as políticas de inclusão e acesso à UFRN, tomando como referência as metas presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional desta Universidade (2010-2019). Os dados levantados foram obtidos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em formato de microdados, sendo tratados e organizados segundo variáveis que representam aspectos sociais e econômicos dos estudantes das redes de ensino pública e privada. Na análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, pois através dela se tem uma visão global do comportamento das variáveis relacionadas com os dados quantitativos. A interpretação do perfil socioeconômico dos participantes do ENEM/SISU que ingressaram na UFRN no ano de 2015 mostra diferenças socioeconômicas entre estudantes oriundos das redes privada e pública, tendo em vista que os alunos das escolas privadas apresentaram melhores indicadores sociais e econômicas que os estudantes das instituições públicas. Observa-se que embora se tenha avançado no tocante à democratização do acesso ao ensino superior, ainda é necessário avançar quanto as condições inerentes ao cenário analisado. Portanto, é indispensável a continuidade de políticas, programas e pesquisas voltadas a fornecer e subsidiar condições de igualdade para o ingresso no ensino superior público.