A MÚSICA COMO UM INSTUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19980 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1988 "inscrito_id" => 10047 "titulo" => "A MÚSICA COMO UM INSTUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este artigo pretende analisar as contribuições da música no processo ensino e aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Fernandes de Lima Capim-PB. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que apresenta especificidade que precisam ser consideradas por se tratar de uma educação voltada a um público específico, ou seja, alunos que não tiveram oportunidade ao acesso à educação nas outras etapas da vida devido a algumas circunstâncias, alguns alunos tem seu primeiro contato com a escola na fase adulta o qual deve ser visto e trabalhado de modo especifico. O presente trabalho corresponde a um estudo de caráter bibliográfico, que se baseia em leituras de periódicos, livros, revistas, artigos, bem como nos escritos de autores que discutem essa temática, subsidiando a discussão a respeito do uso da musicalidade no ensino da Educação de Jovens e Adultos. Desta forma é de fundamental importância a utilização deste recurso nesta modalidade de ensino, uma vez que contribui para o desenvolvimento da criatividade, contribui com a interação entre os sujeitos e estimula a consciência crítica. Evidenciamos com esse estudo a necessidade de trabalhar os conteúdos curriculares com os educandos da EJA numa perspectiva lúdica e crítica, não no sentido de infantilizar a modalidade, mas de torná-la atrativa e participativa, utilizando recursos lúdicos pertinentes as temáticas trabalhadas, e que sejam relacionados os conteúdos curriculares trabalhados em sala de aula com o cotidiano dos educandos para que desta forma sejam capazes de realizar a leitura de mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO APRENDIZAGEM, MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID10047_15082016181054.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALDA TRAQUELINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALDA" "autor_email" => "aldasilvalopes@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19980 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1988 "inscrito_id" => 10047 "titulo" => "A MÚSICA COMO UM INSTUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este artigo pretende analisar as contribuições da música no processo ensino e aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Fernandes de Lima Capim-PB. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que apresenta especificidade que precisam ser consideradas por se tratar de uma educação voltada a um público específico, ou seja, alunos que não tiveram oportunidade ao acesso à educação nas outras etapas da vida devido a algumas circunstâncias, alguns alunos tem seu primeiro contato com a escola na fase adulta o qual deve ser visto e trabalhado de modo especifico. O presente trabalho corresponde a um estudo de caráter bibliográfico, que se baseia em leituras de periódicos, livros, revistas, artigos, bem como nos escritos de autores que discutem essa temática, subsidiando a discussão a respeito do uso da musicalidade no ensino da Educação de Jovens e Adultos. Desta forma é de fundamental importância a utilização deste recurso nesta modalidade de ensino, uma vez que contribui para o desenvolvimento da criatividade, contribui com a interação entre os sujeitos e estimula a consciência crítica. Evidenciamos com esse estudo a necessidade de trabalhar os conteúdos curriculares com os educandos da EJA numa perspectiva lúdica e crítica, não no sentido de infantilizar a modalidade, mas de torná-la atrativa e participativa, utilizando recursos lúdicos pertinentes as temáticas trabalhadas, e que sejam relacionados os conteúdos curriculares trabalhados em sala de aula com o cotidiano dos educandos para que desta forma sejam capazes de realizar a leitura de mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO APRENDIZAGEM, MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID10047_15082016181054.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALDA TRAQUELINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALDA" "autor_email" => "aldasilvalopes@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }