Tendo como objetivo analisar as implicações da utilização de novas metodologias de ensino para formação de professores de ciências, realizou-se um trabalho na turma do Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina, acerca dos saberes práticos dos alunos relacionados à ciência, bem como da contribuição desses para a visão de mundo que os educandos possuem. O projeto foi realizado por alunos do curso de Licenciatura em Física, do IF Sertão-PE, na disciplina de Didática II. As atividades desenvolvidas buscaram aproximar os estudantes da licenciatura ao contexto integral de aprendizagem dos estudantes, observando a problemática educacional na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e reconhecendo a importância da modalidade da Educação de Jovens e Adultos na sociedade contemporânea a fim de identificar o papel do educador como mediador no processo de construção dos conhecimentos. É fundamental ressaltar que, na formação dos licenciandos em ciências, os espaços de leituras e discussões sobre essa modalidade de ensino favorece na identificação dos avanços e das dificuldades encontradas pelos mesmos em seu processo de escolarização para reflexão e mudança. A metodologia para a introdução do Letramento Cientifico (LC) foi criativa e permitiu ao público alvo investigar e reconhecer a importância da comunicação científica na área em que iriam atuar, como também proporcionou aos pesquisadores uma visão mais ampla no que diz respeito aos ensinamentos de sustentabilidade e cidadania e da necessidade de uma mudança de postura que é preciso implantar na sociedade com relação à natureza.