OS JOVENS E A LITERATURA: O QUE ESSA TRAMA REVELA?
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21838 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 928 "inscrito_id" => 8431 "titulo" => "OS JOVENS E A LITERATURA: O QUE ESSA TRAMA REVELA?" "resumo" => "Esse artigo pretende apresentar uma discussão teórica sobre a relação que os jovens estabelecem com a literatura fora do ambiente escolar. Acreditamos que a categoria “juventude” precisa ser mais bem compreendida socialmente – até mesmo pelos profissionais de ensino das instituições escolares que precisam se aproximar do mundo juvenil para (re)pensar práticas tantas vezes desvinculadas das demandas e interesses dos jovens alunos – e que é no domínio do lazer que novos saberes e práticas culturais são produzidas por meio da música, da dança, da pintura e de outras expressões como a literatura. Pelo caráter subjetivo/social que conduz as escolhas literárias, consideramos que esse estudo poderá contribuir para uma maior aproximação do imaginário juvenil. Nessa discussão, destacamos a necessidade da interdisciplinaridade entre saberes do campo das humanidades para pensar esse objeto. Reunimos, inicialmente, recortes de estudiosos que poderão contribuir com os mecanismos da pesquisa interdisciplinar. A perspectiva plural da abordagem da sociologia compreensiva de Michel Maffesoli, surge no sentido de proporcionar análises sobre a contemporaneidade e a “juventude”, marcada, segundo o autor, pela importância às relações grupais, consumistas, estéticas e táteis. Acreditamos, também, que o pensamento desse autor pode contribuir para pensarmos na literatura como componente de produção, representação de saberes e práticas culturais. É interesse das ciências humanas captar as relações fabricadas no registro do social que afetam o pensamento e as percepções de mundo, e nesse diálogo entre literatura e sociologia e áreas afins, buscamos aproximações com o vasto mundo das práticas leitoras juvenis, seus elementos mobilizadores e suas ressignificações na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "JUVENTUDE, LITERATURA, SOCIOLOGIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID8431_12082016084723.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIARA GURGEL TAVARES" "autor_nome_curto" => "JOSIARA GURGEL" "autor_email" => "josi_iara@hotmail.com" "autor_ies" => "UNILAB - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21838 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 928 "inscrito_id" => 8431 "titulo" => "OS JOVENS E A LITERATURA: O QUE ESSA TRAMA REVELA?" "resumo" => "Esse artigo pretende apresentar uma discussão teórica sobre a relação que os jovens estabelecem com a literatura fora do ambiente escolar. Acreditamos que a categoria “juventude” precisa ser mais bem compreendida socialmente – até mesmo pelos profissionais de ensino das instituições escolares que precisam se aproximar do mundo juvenil para (re)pensar práticas tantas vezes desvinculadas das demandas e interesses dos jovens alunos – e que é no domínio do lazer que novos saberes e práticas culturais são produzidas por meio da música, da dança, da pintura e de outras expressões como a literatura. Pelo caráter subjetivo/social que conduz as escolhas literárias, consideramos que esse estudo poderá contribuir para uma maior aproximação do imaginário juvenil. Nessa discussão, destacamos a necessidade da interdisciplinaridade entre saberes do campo das humanidades para pensar esse objeto. Reunimos, inicialmente, recortes de estudiosos que poderão contribuir com os mecanismos da pesquisa interdisciplinar. A perspectiva plural da abordagem da sociologia compreensiva de Michel Maffesoli, surge no sentido de proporcionar análises sobre a contemporaneidade e a “juventude”, marcada, segundo o autor, pela importância às relações grupais, consumistas, estéticas e táteis. Acreditamos, também, que o pensamento desse autor pode contribuir para pensarmos na literatura como componente de produção, representação de saberes e práticas culturais. É interesse das ciências humanas captar as relações fabricadas no registro do social que afetam o pensamento e as percepções de mundo, e nesse diálogo entre literatura e sociologia e áreas afins, buscamos aproximações com o vasto mundo das práticas leitoras juvenis, seus elementos mobilizadores e suas ressignificações na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "JUVENTUDE, LITERATURA, SOCIOLOGIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID8431_12082016084723.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIARA GURGEL TAVARES" "autor_nome_curto" => "JOSIARA GURGEL" "autor_email" => "josi_iara@hotmail.com" "autor_ies" => "UNILAB - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }