UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA E O PROCESSO DE INCLUSÃO NA CIDADE DE APODI-RN
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Neste trabalho procurou-se conhecer e analisar os recursos didáticos utilizados nas aulas de ciências e promover uma reflexão e avaliação do Ensino de Ciências no parâmetro da deficiência visual, pois tais fatores são pouco explorados na literatura da área. A metodologia constituiu em pesquisa quantitativa e qualitativa, por meio de questionários com professores e alunos do ensino médio na cidade de Apodi-RN, tanto na rede pública quanto na rede privada, e pela análise dos recursos didáticos utilizados pelas instituições de ensino no município durante as aulas de ciências. Os resultados indicaram que os recursos didáticos são de fundamental importância para a educação do deficiente visual assim como para os alunos normais, pois ajudam a promover com êxito o processo de ensino-aprendizagem, que a manipulação de materiais didáticos possibilita o treinamento da percepção tátil por todos alunos geral seja deficiente visual ou não, favorecendo a fixação do conteúdo e facilitando a discriminação de detalhes através do toque. Tendo em vista a dificuldade de se ensinar algumas matérias de Biologia e da preocupação em desenvolver estratégias didáticas que envolvam o tema da inclusão, jogos e modelos didáticos surgem como alternativa viável para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, proporcionando, assim, uma maior assimilação do assunto estudado." 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