Nos últimos anos têm aumentado consideravelmente os espaços de debate sobre o uso das novas tecnologias como ferramenta útil no processo ensino e aprendizagem. Percebe-se ainda que nem sempre estas questões são devidamente amadurecidas no meio dos profissionais da educação, especialmente entre os professores das escolas públicas. Na maioria das vezes, as tentativas de direcionar algumas ações são atropeladas nesse processo, seja pelo autoritarismo que frequentemente se observa nos poderes públicos, seja pela falta de clareza dos objetivos, ou mesmo pela omissão de muitos dos seus atores. Em meio a estas questões, o ensino de matemática no Brasil e no mundo enfrenta uma profunda crise, exigindo dos professores a reformulação de suas práticas, a redefinição das estratégias e a inclusão de novas ferramentas de ensino. Surge então a seguinte questão investigativa: Quais possibilidades se abrem às aulas de matemática das séries inicias da educação básica com a atividade de aprendizagem a partir etnomatemática por meio do uso da tecnologia como recurso didático? Dessa forma, o uso de tecnologias tem se tornado um aliado importante nesse enfrentamento. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre o potencial de aprendizagem da etnomatemática por meio do uso da tecnologia em sala de aula, no ensino da Matemática, como um recurso didático capaz de auxiliar os professores e alunos no processo de construção do conhecimento. Em resumo, o presente trabalho justifica-se pelo fato de que as novas tecnologias têm um papel ativo e co-estruturante das formas do aprender e do conhecer, e que isto aumenta as chances cognitivas de alcançar o máximo aproveitamento do aluno.